Audiência pública vai debater o fim da escala de trabalho 6X1
O tema mais importante e premente para todos os trabalhadores brasileiros no momento, o Fim da Escala 6x1, com a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, será debatido na Câmara Municipal de Limeira na sexta-feira, dia 28. A Audiência Pública acontece às 18h, aberta para toda a população. O evento é uma realização da Comissão de Direitos Humanos da Câmara com apoio do gabinete da vereadora Isabelly Carvalho e da USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira.
O debate acontece motivado pela tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 8/2025, em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que reduz a jornada máxima de trabalho, que hoje é de 44 horas semanais, para 36 horas semanais. A autora da proposta é a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).
A USTL indicou dois expositores: Fernando Lima, economista e Supervisor Técnico do DIEESE, e Sandra Gemma, coordenadora do ERGOLAB - Laboratório de pesquisa em Ergonomia, Saúde e Trabalho da UNICAMP.
"A questão da redução da jornada, com o fim da 6x1, sem a redução de salário, é uma bandeira antiga do movimento sindical", diz Artur Bueno Júnior, presidente da USTL. "Agora, felizmente, é o momento de nos aprofundarmos nessa discussão, chamando a população para contribuir com o debate, e estabelecer novos parâmetros para o trabalhador brasileiro. Debater isso localmente é ótimo, pois aproxima a questão da população e permite que vários segmentos possam ser ouvidos. Esperamos que todos participem!".
Mas atenção: a Câmara Municipal está localizada temporariamente à rua Clarino Peixoto, 280 - Jardim Maria Buchi Modeneis, devido às obras de reforma e ampliação da sede.
Para a audiência foram convidados representantes de trabalhadores e do setor patronal, a ACIL – Associação Comercial e Industrial de Limeira, a Secretaria Municipal de Valorização e Preparação para o Trabalho, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Limeira, entre outras entidades.
A população vai poder acompanhar a audiência também de forma virtual, já que os canais da Câmara Municipal no Youtube e no Facebook vão transmitir ao vivo. Haverá também a transmissão do evento pela rádio Educadora 1020 AM – e em todas as plataformas virtuais da emissora – através do programa "A Hora do Trabalhador".
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login