
Limeira lança Departamento de Promoção da Igualdade Racial
A Prefeitura de Limeira lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (1º), o Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), ligado à Secretaria de Cultura. Criado neste ano, o setor tem como missão fortalecer vínculos sociais e culturais, valorizando a população negra e comunidades tradicionais como protagonistas de uma cidade antirracista e inclusiva.
A cerimônia contou com apresentação do maestro Jefferson Luiz da Silva Corrêa, do Centro Cultural Afro Thulany, e a presença do prefeito Murilo Félix, do secretário de Cultura, Bruno Bortolan, do secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, do secretário de Turismo e Eventos, Silvio Britto, da diretora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, Ana Luísa Hebling, da diretora pedagógica Helenice Magalhães, da vereadora Isabelly Carvalho, da presidente do Comicin, Ewelyng Teodoro, além de autoridades, servidores e representantes da sociedade civil.
O prefeito Murilo Félix destacou a importância da educação no enfrentamento ao racismo. “Temos a missão de ensinar as crianças, desde cedo, sobre a necessidade do respeito ao outro e a compreensão de que todos somos iguais”, afirmou. Ele também relembrou personalidades negras que se destacaram em Limeira.
O secretário de Cultura, Bruno Bortolan, ressaltou a atuação do novo departamento. “Iremos desenvolver atividades, programas e políticas públicas de combate ao racismo. Limeira não aceita e não aceitará nenhum tipo de discriminação. Estamos abertos ao diálogo, à construção coletiva e à união de esforços”, disse.
Segundo a diretora do DPIR, Ana Luísa Hebling, o objetivo é garantir a aplicação de políticas públicas voltadas à igualdade racial. “Buscamos ter uma Limeira antirracista, que avance em verdades igualitárias e equidade de fato para o nosso povo preto e batalhador”, destacou.
As ações do Departamento de Promoção da Igualdade Racial vai integrar com as secretarias de Cultura e Educação, além de movimentos sociais, Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro, sociedade civil e empresas. Entre seus propósitos estão: articular políticas públicas de promoção da igualdade racial de maneira transversal e intersetorial, formular e avaliar ações que reduzam desigualdades, enfrentar o racismo estrutural, institucional e religioso e ampliar o pertencimento da população negra em todos os espaços da cidade.
O DPIR terá três eixos de atuação:
* Estruturação – criação de bases sólidas para as políticas de igualdade racial, com envolvimento da sociedade civil e do setor privado;
* Aperfeiçoamento contínuo – ampliação de formações e capacitações;
* Fortalecimento – apoio a iniciativas e expansão da presença da população negra em espaços sociais e culturais.
Atividades do DPIR:
A diretora do Departamento apresentou algumas das ações previstas:
* Cursos, oficinas, seminários e campanhas educativas contra o racismo;
* Formação continuada de educadores e ações para a comunidade escolar;
* Ampliação do acervo afro-brasileiro da Biblioteca Municipal;
* Apoio a eventos culturais e comunitários com participação do Movimento Negro;
* Projetos de pertencimento, autodeclaração e reconhecimento da identidade racial;
* Criação de uma banca de heteroidentificação;
* Parcerias com o Procon e garantia deorientação e execução dos 10 princípios de enfrentamento do racismo nas relações de consumo;
* Incentivo, orientação e parcerias com empresas limeirenses, reforçando a importância do enfrentamento ao racismo tanto no ambiente de trabalho, desde a contratação contratação, criando mecanismo de reconhecimento para empresas que de fato inserirem tais práticas;
* Valorização do Centro Cultural Afro-Brasileiro Zumbi dos Palmares.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login