
Jovens descobrem novos caminhos por meio da leitura
Alunos da rede pública, com idades entre 12 e 15 anos, e em situação de vulnerabilidade social, têm se reunido semanalmente para mergulhar em histórias e debater temas relevantes no Clube de Leitura 2.0, em Limeira (SP). A iniciativa, realizada no município com apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, é desenvolvida pelo Observatório do Livro em parceria com o Núcleo Nova Vida, organização da sociedade civil que há meio século atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem escolar.
"Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Apoiar o Clube de Leitura 2.0 é reconhecer o poder transformador dos livros na formação de cidadãos conscientes. Essa ação reforça nosso compromisso com a educação, criando oportunidades para que as novas gerações construam um futuro mais justo e sustentável", afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.
Cada um dos dois clubes criados em Limeira tem 15 participantes. O projeto traz uma novidade que tem feito sucesso entre os jovens nos lugares onde já acontece: os encontros são virtuais, com atividades de leitura e discussão feitas exclusivamente pela internet.
"Além de formar leitores para o momento atual, mas principalmente para o futuro, esses clubes estimulam, a partir dos temas de livros selecionados, o desenvolvimento da cidadania entre os jovens. Muitos deles acabam assumindo papeis de protagonismo nos lugares em que vivem", observa o presidente do Observatório, Galeno Amorim, especialista em leitura.
"Ao apoiar o projeto, a Suzano demonstra sua preocupação com a Educação, com a Cultura e, sobretudo, com um futuro mais pacífico e engajado para nossa juventude", acrescenta.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login