
Comércio projeta aumento de 5% nas vendas para o Dia das Crianças
O
comércio de Limeira está otimista para o Dia das Crianças e projeta um
crescimento entre 3% e 5% nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano
passado. A data, uma das mais importantes do calendário varejista, deve
movimentar especialmente os setores de brinquedos, games, smartphones e
vestuário infantil, que tradicionalmente concentram a maior parte das compras.
Para
atender o público com mais comodidade, o comércio de rua funcionará em horário
especial, na sexta-feira (10), das 9h às 21h, e no sábado (11), das 9h às 18h.
De
acordo com o presidente da ACIL, Dr. Valmir Martins, o cenário econômico
nacional ainda impõe desafios, mas as datas comemorativas mantêm sua relevância
para o varejo local. “Estamos
atravessando um momento delicado na economia, com o consumidor mais cauteloso
nas decisões de compra. Ainda assim, datas como o Dia das Crianças representam
uma oportunidade importante para o comércio, movimentando diversos segmentos e
contribuindo para o giro da economia local”, destacou o presidente.
De
acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, 68% dos
consumidores pretendem comprar presente, com investimento médio de R$
219 (R$ 231 em 2024). A estimativa é que a data deve movimentar
aproximadamente R$ 18,9 bilhões em compras nos setores de
comércio e serviços, volume 3,8% maior se comparado com o
mesmo levantamento realizado em 2024 (R$ 18 bilhões).
De acordo com o estudo, homens pretendem gastar mais (R$ 273) do que as
mulheres (R$ 166) no que se refere ao desembolso médio.
Em 2025, a compra presencial para o Dia das Crianças permanece como a escolha
majoritária entre os consumidores brasileiros, com 74% preferindo
esse formato, um aumento em relação aos 69% registrados em
2024. Sete em cada dez entrevistados confirmam que comprarão em lojas físicas,
sendo a Região Norte a que mais destaca essa preferência, com 80%,
seguida pelo Nordeste, com 78%. Nas regiões metropolitanas, a
adesão à compra presencial é igualmente alta, atingindo 71%.
No entanto, o comércio online mantém seu espaço, atraindo 27% dos
consumidores, com maior adesão entre os homens (28%) e especialmente
entre os jovens de 18 a 34 anos, que representam os maiores percentuais de
compradores pela internet (36%, 18 a 24 anos, e 33%,
25 a 34 anos). Nas classes sociais mais altas (A/B), o equilíbrio é maior entre
as formas de compra: 60% preferem lojas físicas, enquanto 41% optam pelo canal
online. Em contraste, nas classes D/E, o domínio é das lojas físicas, com 81% indicando
preferência por compras presenciais, e apenas 16% pretendendo
comprar pela internet.
Entre
os consumidores pesquisados, 38% têm a intenção de utilizar o
cartão como meio de pagamento para os presentes do Dia das Crianças. Desses, 22% optam
pelo cartão de crédito, enquanto 16% preferem o cartão de
débito. Entre os que escolhem o cartão de crédito, 60% planejam
parcelar a compra.
ACIL promove ação nesta sexta-feira
A
ACIL promove, no dia 10 de outubro, a partir das 17h, o Ação +Centro Dia das
Crianças. A atividade contará com diversas atrações gratuitas, como brinquedos,
algodão doce, oficinas de balão e massinha, cabelo trançado, pintura facial,
além do encontro com personagens infantis, garantindo diversão e interatividade
para o público infantil.
A
Campanha “Compras Premiadas da ACIL” também está em destaque neste período. Ao
realizar compras nas lojas participantes, os consumidores podem preencher o
cupom da promoção e concorrer a uma viagem para Punta Cana, com direito a
acompanhante. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o comércio local,
estimular as vendas e premiar os consumidores que escolhem comprar em Limeira.
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