Foto de capa da notícia

Banco de Leite da Santa Casa atende só 25% da UTI Neonatal

A campanha Agosto Dourado, instituída pela Lei Federal nº 13.345/2016, chama atenção para a importância do aleitamento materno e doação de leite humano. O nome faz referência ao leite materno como “alimento ouro”, indispensável para o desenvolvimento e a proteção dos bebês.

Em Limeira, o Banco de Leite da Santa Casa enfrenta dificuldades para manter o estoque necessário. Hoje, a coleta mensal é de 25 litros, quantidade que atende apenas 25% da demanda da UTI Neonatal. Com isso, a cada 10 bebês internados, apenas dois ou três conseguem ser beneficiados. “Sensibilizar e conscientizar as mães sobre a importância do leite doado é o maior desafio. O leite humano reduz complicações, encurta o tempo de internação e conforta mães que não conseguem suprir a necessidade diária de seus filhos”, aponta a supervisão do Complexo Materno.

O trabalho do Banco de Leite inclui incentivo, orientação e apoio ao aleitamento materno, além da coleta, processamento e distribuição do leite doado. O perfil das mães atendidas é variado: desde aquelas com filhos internados que precisam fazer a ordenha para aliviar as mamas, até as que desejam doar excedentes de leite ou necessitam de orientações para armazenar o alimento ao retornar ao trabalho.

A importância da amamentação também é confirmada por dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), que mostram que bebês alimentados com leite materno apresentam 3,4 pontos a mais no desenvolvimento cognitivo quando adultos. O Ministério da Saúde reforça que o aleitamento pode reduzir em até 13% o risco de morte de crianças menores de cinco anos.

Segundo especialistas, o leite materno é uma estratégia de neuroproteção: favorece o desenvolvimento cerebral e previne diarreias, infecções respiratórias, alergias e obesidade.

Podem doar leite humano mães que estejam amamentando, sejam saudáveis e, em caso de uso de medicamentos, que eles sejam compatíveis com a amamentação. A doação não traz riscos, já que é feita apenas com o leite excedente, não comprometendo a alimentação do próprio filho.

A coleta pode ser realizada presencialmente no Banco de Leite da Santa Casa, ou em casa, com o kit fornecido pela equipe, que inclui touca, máscara, frasco estéril e etiquetas. A mãe interessada deve lavar bem as mãos, usar máscara e touca, identificar o frasco e armazenar o leite no congelador até a retirada pela equipe.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 11h, com entrada pela portaria de internação e visitas do hospital. Também é possível agendar a retirada domiciliar pelo WhatsApp (19) 99778-4241.

O alimento doado é processado e distribuído para bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal. Ainda assim, com a baixa arrecadação, muitos permanecem sem acesso a esse recurso vital. A campanha Agosto Dourado busca justamente ampliar a conscientização de mães, familiares e empresas sobre a importância da amamentação e da doação de leite humano.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login