Suzano lança papel biodegradável para embalagens flexíveis
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, passou a produzir o Greenpack em sua unidade industrial em Limeira. O papel desenvolvido pela companhia é inovador e se destaca como uma alternativa versátil e sustentável para embalagens flexíveis, impulsionando o empreendedorismo verde, além de exemplificar o compromisso da Suzano com a inovação e a responsabilidade ambiental.
Desenvolvido a partir de fontes renováveis, o Greenpack é livre de plástico, biodegradável e compostável. O papel oferece diversas funcionalidades, como barreiras à gordura e vapor de água, além de ser pronto para processos de impressão e conversão. O Greenpack se destaca como uma escolha sustentável para uma variedade de aplicações, como embalagens para papel higiênico, sabonetes e chocolates.
Em entrevista para a Gazeta, Guilherme Dabdab, gerente executivo de Estratégia e Marketing da Suzano, destacou que além de promover a redução do impacto ambiental, o produto também impulsiona a economia circular, já que reduz o uso de recursos não renováveis, minimiza o desperdício, estimula a inovação, e reduz o impacto ambiental.
Confira:
A Suzano anunciou recentemente a produção de um novo tipo de papel sustentável em sua unidade Limeira, o Greenpack. Pode nos explicar um pouco mais sobre esse produto inovador e seu impacto ambiental positivo?
O Greenpack é um papel inovador que foi desenvolvido pela Suzano e se destaca como uma alternativa versátil e sustentável para embalagens flexíveis, que passou a ser produzido na nossa unidade industrial em Limeira. Feito totalmente de celulose de eucalipto branqueada, o Greenpack chega como opção de embalagem de papel para substituir a embalagem plástica de uso único, trazendo para o mercado uma solução de fonte renovável, compostável, biodegradável e reciclável.
Em que áreas específicas o Greenpack pode ser utilizado como uma alternativa sustentável?
O Greenpack se destaca como uma escolha sustentável para uma variedade de aplicações, como embalagens para papel higiênico, sabonetes e até chocolates.
Falando de mercado, a quem esse novo produto é destinado?
O Greenpack é uma solução que pode ser adotada por empresas que buscam uma alternativa que entregue sustentabilidade e funcionalidade em uma mesma embalagem.
Que funcionalidades esse tipo de papel oferece?
O Greenpack oferece diversas funcionalidades, como selabilidade e barreiras à gordura e vapor de água. Também está disponível em uma versão sem aplicação de barreiras para processos de conversão.
Quais são as principais vantagens ambientais desse novo papel em comparação com as embalagens convencionais?
Desenvolvido a partir de fontes renováveis, o Greenpack é reciclável, livre de plástico, biodegradável e compostável.
Como a Suzano garante a integridade ambiental em todas as etapas da produção desse papel inovador?
A Cadeia de Valor da Suzano garante a sustentabilidade em todas as etapas do processo de produção do Greenpack. Tudo começa com o plantio e cultivo do eucalipto, que depois é levado para a fábrica, onde é processado e dá origem à celulose, à lignina, e a outros produtos derivados. Em cada etapa, a Suzano se preocupa com a sustentabilidade, o bom relacionamento com a comunidade, a eficiência de recursos e a redução da geração de resíduos. Estamos em uma jornada em busca de trazer soluções cada vez melhores e mais sustentáveis para os nossos consumidores e para o nosso planeta.
A Suzano tem se comprometido com metas ambiciosas de sustentabilidade, incluindo a disponibilização de 10 milhões de toneladas de produtos de matéria-prima de fonte renovável até 2030. Como o Greenpack se alinha a esses objetivos de longo prazo da empresa?
O Greenpack reafirma o compromisso da Suzano com a inovação e a responsabilidade ambiental. Acreditamos que embalagens sustentáveis promovem grandes mudanças na vida das pessoas e do planeta. É o que chamamos de inovabilidade, quando temos a inovação a serviço da sustentabilidade. Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, por isso investimos na produção de matérias-primas com baixo impacto ambiental, que demonstram o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. São 100 anos acreditando e investindo no futuro. O Greenpack não é apenas uma solução para embalagens, mas sim um reflexo do nosso compromisso em inovar para avançar em direção a um futuro melhor.
Como a produção do Greenpack impacta a estratégia de negócios da Suzano?
Com a crescente demanda por produtos sustentáveis, o Greenpack abre portas para a Suzano em mercados onde a preocupação com o meio ambiente é um diferencial competitivo importante.
Aumentar a disponibilização de produtos de origem renovável, além daqueles que tradicionalmente já são produzidos pela empresa, é viabilizar uma economia de transição e fortalecer a consolidação de uma economia regenerativa.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login