Foto de capa da notícia

Aberta exposição sobre Marie Curie no Museu

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

Nesta sexta-feira (1º), o Museu Major José Levy Sobrinho abre a exposição "MARIE CURIE (1867 - 1934)”, homenageando a cientista polonesa. A exposição recebe visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, até o dia 31 de março. A realização é do Museu Major José Levy Sobrinho em parceria com o Museu Catavento e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Marie Curie nasceu em Varsóvia, em 7 de novembro de 1867, foi a responsável por conduzir pesquisas pioneiras sobre radioatividade, descobrindo os elementos químicos rádio e polônio. Ela foi a primeira mulher a ser laureada com o Nobel e a única a ganhar o prêmio por duas vezes em áreas distintas, além de ter sido a primeira professora mulher na Universidade de Sorbonne, na França.

Começaram a purificar o minério, que era fervido em grandes recipientes sobre um fogão de ferro fundido. Em 1898 conseguiram isolar um elemento 300 vezes mais ativo que o urânio. Em homenagem à sua pátria, Marie batizou-o de “polônio”. Porém os Curie não estavam satisfeitos porque o resto do material, depois de extraído o polônio, era ainda mais potente que o polônio. Continuaram a purificação e cristalização e encontraram um novo elemento 900 vezes mais "radioativo" (termo criado por Marie) que o urânio. Estava descoberto o “rádio”.

Toda a dedicação de Marie Curie à ciência teve um preço: após anos trabalhando com materiais radioativos e sem nenhuma proteção ela foi acometida por uma grave e rara doença hematológica, conhecida hoje como leucemia, faleceu na França, em julho de 1934. O espaço expositivo fica na Rua Treze de Maio, 102 - Centro.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login