Recuperação de crédito cresce 22% em Limeira
Acordos realizados pela Central Recuperadora de Crédito CRC somam, juntos, mais de R$ 2 milhões em 2023
O limeirense está mais preocupado em fazer acordos e pagar suas dívidas. Ao menos é o que demonstram os dados divulgados ontem pela Central Recuperadora de Crédito (CRC) da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL). De acordo com o órgão, os acordos superam, juntos, R$ 2 milhões com aumento de mais de 22% em comparação a 2022.
Dados divulgados mostram que, em 2023, a CRC realizou acordos com inadimplentes totalizando R$ 2.112.243,38, marcando um aumento importante em relação aos R$ 1.725.457,94 registrados em 2022. Esse aumento representa uma elevação de 22,42% de um ano para o outro, indicando uma crescente confiança no serviço e uma maior disposição para a resolução colaborativa de dívidas.
No entanto, a equipe observa que nem todos os acordos resultam em pagamentos efetivos. Dos R$ 2.112.243,38 acordados em 2023, apenas R$ 831.809,67 foram efetivamente pagos. Em comparação, dos R$ 1.725.457,94 em acordos de 2022, apenas R$ 680.377,40 foram quitados pelos consumidores. “Apesar dessa diferença, o ano de 2023 ainda apresentou um aumento de 22,26% no pagamento efetivo dos acordos, indicando uma tendência positiva”, diz a equipe.
Para a Acil. este crescimento destaca a eficácia do serviço em facilitar acordos entre empresas e consumidores, promovendo uma recuperação financeira saudável para ambas as partes.
A CRC, diz a associação, desempenha papel crucial no apoio aos associados, especialmente a aqueles que não possuem um departamento dedicado de negociação e cobrança. Gestor Comercial da Acil, Guilherme Oliveira destaca a importância do serviço.
"A CRC é uma ferramenta valiosa para nossos associados, oferecendo suporte essencial na recuperação de dívidas. Muitas empresas, principalmente as de menor porte, podem não ter recursos para um departamento interno de negociação, e é aí que a CRC desempenha um papel fundamental."
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Ao analisar o comportamento do consumidor, de acordo com o órgão, muitos expressam o desejo genuíno de quitar suas dívidas por meio de acordos. “No entanto, contratempos inesperados muitas vezes impedem a concretização desses pagamentos. Possíveis causas incluem desafios financeiros pessoais, mudanças nas circunstâncias econômicas e outros imprevistos que podem afetar a capacidade do consumidor de cumprir os acordos”, diz a Acil.
A entidade reforça que os consumidores podem consultar suas dívidas e explorar oportunidades de renegociação na sede da Acil, localizada na Rua Santa Cruz, 647, Centro, Limeira. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
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