Foto de capa da notícia

  Mato alto: problema afeta UBS, ponto de ônibus e até Anel Viário

 

Limeirenses intensificam reclamações; problema vai de áreas de lazer a rotatórias da cidade

 

Neste mês de janeiro, o problema com o mato alto em Limeira se intensificou. Em dezembro, a população já vinha alertando sobre diversas áreas sem a poda de mato e, no início de 2024, o problema segue sendo uma preocupação. À Gazeta, as reclamações chegam diariamente e atingem pontos de ônibus, Anel Viário, áreas de lazer, ruas e nem mesmo unidades de saúde estão livres da situação.
No Jardim Graminha, um terreno ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro, UBS, está completamente abandonado, conforme relatos de moradores. O mato tomou conta do local e por falta de limpeza e manutenção da área invadiu inclusive uma parte do posto de Saúde. A UBS está localizada a Rua Luiz Pereira Prado.
De acordo com Marcelo Amais, morador antigo do bairro. já há muito tempo não há um serviço de limpeza no local. "A nossa preocupação é com o aparecimento de animais peçonhentos como escorpiões e aranhas em nossas residências e no postinho também", afirma o morador.
Outro morador, Aparecido Paes, fala do descaso por parte da Prefeitura. “De manhã o postinho é lotado e as pessoas precisam conviver com esta situação, é um verdadeiro descaso com a população”, ressalta.
No Jardim Novo Horizonte, o mato alto e muita sujeira espalhada pelo local preocupam moradores e frequentadores da praça de Lazer localizada na Rua Mário Farias. Segundo a população, a academia ao ar livre, equipamento público que deveria estar à disposição das pessoas para a prática de uma atividade física, também está tomada pelo mato. O campo de futebol de areia também está em péssimas condições.
Mesmo com todas as suas limitações, Sidney Vicente, que é cadeirante, afirma que faz o que pode para preservar o local.
"Não posso fazer muito por causa da minha deficiência, mas procuro manter limpo e ainda planto algumas mudas de árvores frutíferas neste espaço da praça que fica em frente à minha casa”, afirma o morador.
Moradores usuários do transporte público também reclamam do local, pois o mato está invadindo até o ponto de ônibus. "O ônibus já demora mais de uma hora para passar aqui, e ainda ter que esperar neste ponto de ônibus cheio de mato e sujo é revoltante”, afirma dona Ana Viana.
Na rua Joaquim Pompeu, no Parque das Nações, a situação da via preocupa, em especial quem precisa do transporte público. “Utilizo o ônibus e está muito perigoso esperar em meio a tanto mato. O mato alto está engolindo o ponto. É essa a impressão que temos”, comenta uma moradora que prefere não se identificar.
Além disso, utilizar a calçada da rua está quase impossível, uma vez que o mato alto tomou conta da calçada de um dos lados da via. “Esta área é sempre problemática. Só cortam o mato quando reclamamos muito e neste ano está do mesmo jeito. Sentimos abandonados”, cita ela.
Quem circula pelo Anel Viário de Limeira também vivencia o problema. “Tem rotatória que temos que redobrar a atenção. O mato alto já atrapalha a visão do outro lado da via”, diz o motorista, R.F.B.
Na Via Antônio Cruanes Filho, nem mesmo a área que fica em frente ao Parque Cidade, ponto bastante frequentado, está livre do problema. Segundo usuários do espaço, o mato alto tomou conta da calçada e também do canteiro central.

PERÍODO CHUVOSO

Conforme a Gazeta mostrou no final de semana, devido ao intenso número de reclamações de mato alto por parte da população, a Prefeitura de Limeira divulgou nota destacando o trabalho de zeladoria da cidade. A nota destaca que em razão do período chuvoso, a demanda pelo serviço aumenta e que a cidade é dividida em 27 setores, que abrangem os 247 bairros do município. Diz ainda que os serviços de zeladoria são realizados em imóveis públicos, praças e parques, vias de grande circulação e áreas verdes. Só em dezembro, por exemplo, foram atendidos 93 pontos da cidade, incluindo 37 praças, 34 prédios públicos, 17 vias e 5 áreas verdes. O contrato com a empresa responsável pela zeladoria, só em 2022, ultrapassou R$22 milhões.
As informações com os setores que receberão os serviços de zeladoria agora em janeiro estão disponíveis no site da prefeitura. O endereço é: www.limeira.sp.gov.br/secretarias/obras-e-servicos-publicos/zeladoria-urbana .
A Gazeta enviou à Prefeitura de Limeira todos os pontos citados na reportagem, mas não houve posicionamento até o fechamento da edição.

Fotos Divulgação
Situação de pontos de ônibus preocupam população em Limeira

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login