Foto de capa da notícia

Limeirense leva ouro pelo Brasil em competição de Tecnologia

 

 

Aluno da escola Senai Luiz Varga participou da Olimpíada do Conhecimento em Shangai, na China

 

O aluno do Senai Luiz Varga, Nathan Crepaldi Rodrigues, junto com o professor Leonardo Kazuo Rodrigues do Couto, levou a medalha de ouro na categoria Tecnologia Optoeletrônica, da Olimpíada do Conhecimento, promovida pela V-COM Internacional Ltda, em Shanghai, na China. A competição aconteceu entre 11 e 15 de dezembro e antecede a fase oficial e final da WorldSkills. 

A notícia foi divulgada pela Fábrica de Inovação (FDI) Limeira, parceira do Senai. “ A FDI enaltece esta grande conquista para a cidade, que teve o seu nome em destaque ao mundo, onde países detentores das maiores tecnologias puderam ver o potencial brasileiro por meio da equipe limeirense”, informou.

Nathan representou o Brasil contra diversos países nesta modalidade, como a própria China, Japão, Coréia, México, Áustria, Jamaica, entre outros. A competição de profissões, na categoria Tecnologia Optoeletrônica, envolvia a apresentação de um projeto com maior qualidade e perfeição possíveis dentro de um determinado tempo. 

Tecnologia Optoeletrônica é uma área nova no segmento elétrico e atua em produtos e aplicações de geração, emissão, transmissão, modulação, processamento, amplificação e detecção da luz, com programação, painel led, automação residencial e outros. 

Esta foi a primeira vez que o Brasil participa desta Olimpíada, que tem diversas fases. Começa com na etapa escolar, onde a instituição define o aluno com maior habilidade e esta disputa na fase estadual entre todos os alunos das escolas Senai. O vencedor de São Paulo, representando o Estado, compete na fase nacional contra representantes de outras unidades da federação. O campeão passa a representar o Brasil e este aluno é Nathan, que em breve vai à França para a fase final mundial. 

A V-COM Internacional, então, convidou todos os competidores finalistas de diversos países para esta Olimpíada. "Faz dois anos que estou treinando. É realmente muito complexo porque trata-se de uma tecnologia nova e tivemos de estudar muito. No fim, conseguimos grandes resultados. A convite da empresa, a V-COM Internacional, fomos para a China, onde também participamos de um curso. Lá é um pouco diferente, mas o trabalho em equipe e muito estudo nos levaram a este resultado, o melhor, que é o ouro. Para mim, não tem preço mostrar para outros países que o Brasil é capaz e pode ser reconhecido em diversas outras áreas que não apenas o futebol. Temos bons profissionais em diversas áreas, também temos instituições como o Senai com excelente capacidade de ensino. Mostrar isso para outros países e ter reconhecimento não tem preço", diz Nathan. 

Para o professor Leonardo a sensação é de dever cumprido. "Este ouro numa competição que envolveu diversos países que já possuem tecnologia de ponta mostra que estamos no caminho certo. Mostra que o Senai oferece grande capacitação aos alunos, tanto que somos os melhores do mundo, e que Limeira está se desenvolvendo", ressalta.

 

EVOLUÇÃO

Mario Cazão, diretor do Senai Limeira, destaca que a dupla, aluno e professor, que venceram toda a estrutura de competição no epicentro da evolução tecnológica, o que é considerado um grande sinal do que poderá acontecer na França, no WorldSkills, onde mais outros dois alunos estarão com Nathan disputando nas categorias mais nobres da tecnologia.
Cazão destaca também a importância do professor Leonardo que é um expert no Brasil na modalidade Optoeletrônica, indicado pelo Senai São Paulo para acompanhar as fases da competição e, Nathan, diz ele, é um aluno acima da média e, como ele, há muitos jovens com talentos preciosos em Limeira. "Tudo isso tem o apoio da FDI, desta maternidade da inovação que vendo sendo instalada em Limeira, que torna um ambiente propício para estas grandes conquistas. O Senai sabe que pode buscar apoio em tecnologia com muitos parceiros, como a FDI e seus associados, e isso nos alegra e motiva". 

Diretor de Administração e Planejamento da FDI, Ricardo Benedeti acredita que este feito é a prova de que Limeira tem grande potencial. "É um imenso orgulho para nós ver a equipe do Senai de Limeira no topo do pódio de uma competição mundial. Reconhecer a importância desta instituição e de seus alunos também uma forma necessária de incentivar que a cidade cresça, cada vez mais. Já temos o título de Arranjo Produtivo Local [APL] em Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC] com a concentração de grandes empresas instaladas em Limeira e que necessitam de mão-de-obra qualificada. E o Senai tem se tornado fundamental nesta qualificação. Todos ganhamos". 

 

Foto Divulgação
Nathan Crepaldi Rodrigues é aluno da escola Senai Luiz Varga em Limeira

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login