Foto de capa da notícia

Limeira entra em estado de atenção devido às chuvas

 

Conforme balanço da Defesa Civil, choveu 93,4 mm nas últimas 72 horas

 

Limeira foi classificada como “estado de atenção” no balanço divulgado ontem pela Defesa Civil do Estado de São Paulo devido ao acumulado de chuvas nas últimas 72 horas. Outras cidades que têm classificação semelhante são Cosmópolis, Americana e Holambra.
De acordo com o informado pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Campinas, choveu em Limeira 93,4 mm de chuvas no período. O balanço ocorre dentro da Operação Chuvas de Verão.
Cordeirópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho também aparecem no documento, mas estão classificadas como em “observação. Em Artur Nogueira choveu 62,7 mm no período e, em
Engenheiro Coelho 56,6 mm.
Na noite da última quarta-feira, a chuva que caiu em Limeira voltou a gerar preocupação com alguns pontos de alagamento como, por exemplo, na região da Ponte Preta.
Em balanço divulgado no último dia 26, a Defesa Civil do Estado informou que Limeira havia tido chuvas de 57mm. A cidade, assim como outras do interior, teve forte concentração de chuvas. Parques públicos chegaram a ser fechados durante o último final de semana diante do alerta.
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), para Campinas e região, permanece a previsão de temporais, especialmente a partir da tarde. Os dados foram divulgados ontem.
“A intrusão de um ar mais seco em níveis médios da troposfera deverá dificultar a ocorrência de chuvas muito volumosas, ao menos de forma generalizada, mas potencializa a ocorrência de vendavais (fortes rajadas de vento) – dessa forma, qualquer temporal que se desenvolver na região apresenta riscos elevados e requer ações de proteção”, informa.

PREVISÃO
A previsão para hoje é de predomínio de sol a céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 20 e 32ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva e eventuais temporais muito isolados, embora as chances sejam relativamente pequenas, devido à menor disponibilidade de vapor de água para o desenvolvimento das nuvens. A tendência para o sábado é de predomínio de sol e temperaturas entre 20 e 33ºC.

///BOX//

 

Em novembro, Limeira
registrou 209 mm de chuva


Em novembro deste ano foram registrados em Limeira 209 milímetros de chuva na cidade, volume superior a novembro de 2022 quando foram contabilizados 168 milímetros. A informação é da BRK que realiza o monitoramento pluviométrico nas unidades de captação e de tratamento de água de Limeira com objetivo específico de acompanhar o comportamento hídrico dos mananciais. Para o mês de dezembro, a média histórica de chuvas em Limeira é de 178 milímetros.
Segundo a concessionária, atualmente, os dois mananciais de captação de água da cidade encontram-se em condições adequadas para manter o abastecimento normalizado no município: o rio Jaguari está com uma vazão de 82 m3/s e o ribeirão Pinhal com 100% de sua capacidade. (Cintia Ferreira)

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login