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7 mil clientes ficaram mais de 10 horas sem energia neste ano  

 

Número em 2023 mais que dobrou em relação a 2021 e 2022; dados foram apresentados à CPI

 

 

 

Números apresentados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a Prefeitura quanto à qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica no município, a empresa Elektro Redes S.A. (Neoenergia), demonstram que o número de clientes em Limeira que ficaram mais de dez horas sem energia elétrica mais que dobrou neste ano. Para a empresa, ano foi atípico devido a chuvas em grande intensidade e ventos.

Os dados foram apresentados na resposta da Elektro em relação aos anos de 2021, 2022 e 2023. Segundo a empresa, em 2021 foram 3.705 clientes, em 2022 3.054 ficaram sem energia e em 2023 totalizaram 7.003. Ou seja, mais que o dobro.

A Câmara de Limeira informou que, diante da resposta, os vereadores pediram à Elektro que informe qual a porcentagem de clientes que ficaram sem energia por mais de 10 horas de forma recorrente. Os parlamentares afirmaram que a finalidade do questionamento é entender se é o mesmo grupo que tem sofrido sempre com as interrupções. 

Além disso, os vereadores também questionaram a Prefeitura sobre o número de processos abertos contra a empresa Elektro desde o ano de 2020.
A Câmara informou ainda que a CPI agendou uma oitiva com o biólogo e professor Rogério Mesquita para a próxima reunião do colegiado que acontece após o recesso parlamentar, no dia 6 de fevereiro, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, Facebook e site. “O objetivo é colher informações técnicas sobre a arborização urbana para contribuir com a elaboração do relatório final da CPI”, diz a Câmara.
Os parlamentares explicaram que as interrupções de energia podem acontecer, muitas vezes, em decorrência de queda de galhos sobre a fiação elétrica, por esse motivo buscam a opinião do especialista. A deliberação aconteceu na reunião da Comissão da última terça-feira, 12, na qual os parlamentares também encaminharam requerimentos de informações à Prefeitura e à Elektro. 

A ELEKTRO

O gerente da Elektro, Fábio Lima, informou à Gazeta que o motivo do aumento no número de clientes que ficaram mais de dez horas sem energia é devido ao clima. Segundo Lima, o ano de 2023 foi atípico em relação a chuvas de grande intensidade e ventos.
“Tudo está sendo respondido formalmente à CPI, mas isso se deve ao estado climático que ocorreu não só em Limeira, mas em todo o Estado de São Paulo. Foi um estado severo e, com certeza, esse aumento ocorre nos meses de outubro e novembro. Para se ter uma ideia, em novembro, em termos de chuvas, foi o pior dos últimos 30 anos em Limeira”, citou ele.
A rede elétrica, explica, é afetada por raios, vento e chuva em grande intensidade. “Com o aumento do vento e da chuva, os efeitos foram mais severos, incluindo vários postes de concreto quebraram, além de pontos de queda de árvores, e teve maior dificuldade de solução”, comenta.

A COMISSÃO
A CPI é composta pelos vereadores Elias Barbosa (Podemos), presidente; Jorge de Freitas (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), secretária; e Marco Xavier (Cidadania), membro. Também acompanharam os trabalhos o procurador legislativo da Câmara, Maroilton Almeida Santos; e os representantes da Prefeitura, os procuradores Paulo Roberto Barcellos e Alexandre Aparecido Bosco. As reuniões são transmitidas ao vivo, o vídeo pode ser conferido na íntegra no Youtube da Câmara de Limeira.

 

Foto Divulgação

Dados foram apresentados à CPI; vereadores querem saber porcentagem dos que ficam de forma recorrente

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