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Pequenos escritores: escola estimula alunos em Limeira

 

 

Estudantes do ensino integral escreveram livros e tiveram momento de autógrafos e leitura

 

 

 

A escola municipal Professora Aracy Nogueira Guimarães realizou nesta semana um momento especial para a equipe, alunos e família dos estudantes. Na manhã de terça-feira, ocorreu um momento de autógrafos do projeto Pequenos Grandes Escritores, com alunos dos primeiros anos. Na proposta, os alunos foram incentivados a escrever seus próprios livros.

O projeto envolve estudantes do ensino integral e os alunos elaboraram livros nas oficinas de leitura e produção. Os alunos do 1º ano escreveram os seguintes títulos: “A bruxa malvada”, “A floresta encantada”, “As princesas coloridas” e “A lagarta comilona”. Outros anos e turmas também integram o projeto e tiveram seus lançamentos.
Segundo a equipe escolar, os trabalhos ocorrem desde maio. A escola tem atualmente 600 alunos. A diretora da unidade, Maria Eliete, diz que antes de produzir os livros, os alunos foram repertoriados com várias leituras com livros infantis clássicos de autores renomados.
“Depois, é feita a proposta para eles serem os autores e escreverem seus próprios livros. Então, isso ajuda pedagogicamente a envolvê-los mais na leitura, na escrita, a interpretar as informações do texto, entender o que o autor quis passar e essas são habilidades muito importantes”. Para ela, o projeto tem papel de também estimular a escrita. “Usar a palavra para se comunicar, a palavra escrita, que tem muita importância. Saber se expressar é muito importante para o cidadão”, cita.
A ação foi comemorada pelos pais, entre eles, Nayara Jhullie, que é dona de casa e mãe do Hartur Candido da Silva, de 6 anos. Ele é estudante o 1º ano. “É muito gratificante saber que todo esforço tem sido válido e a escola tem incentivado bastante. Ele tem sido uma criança que pega até folheto de supermercado para ler. É muito gostoso saber disso, ele se apaixonou pela leitura”.
Coordenadora do ensino integral, Raquel Cury, cita que o projeto foi dividido por ano de escolaridade com os compromissos a partir de cada idade, dos 1ºs aos 5ºs anos. “Os alunos foram fazendo os textos, as ilustrações e cada um tem sua característica”, cita.
A agente de desenvolvimento educacional (ADE), Ana Emília da Silva Oliveira, reforça a importância do ensino integral no estímulo a propostas como essas. “O projeto de educação integral como o nome diz, ele integra a criança na sociedade. Com os componentes curriculares e projeto pedagógico da escola, eles participam, para além da grade curricular, de oficinas que desenvolvem habilidades, talentos das crianças. Nesse caso a gente vê a consagração de um trabalho através de oficinas de leitura e produção de texto onde, de forma autoral, conseguiram produzir seu próprio livro, sua própria história, ilustrar, dentro de uma oficina que abrange para além do texto produzido. Conseguem ter a concepção de qual é o processo da cultura no Brasil e desperta a curiosidade e talento”, cita.

 

 

Fotos:  Vinícius Boer

Escola realizou projeto que estimula alunos a escrevem seus próprios livros

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