Onda de calor preocupa e deve persistir até sexta-feira
Metereologista aponta que há uma bolha de ar quente e deixa orientações para enfrentes dias mais quentes
Cintia Ferreira
Nos últimos dias, Limeira e região estão sentindo o impacto das altas temperaturas. A mudança no clima atingiu outras cidades do estado de São Paulo, além de áreas de Minas Gerais e Mato Grosso. De acordo com o meteorologista, Hiroshi Paulo Yoshizane, a região está em uma redoma atmosférica e a situação deve prevalecer até sexta-feira com previsão de melhoras na temperatura a partir do sábado.
“Estamos numa uma bolha de ar quente, numa estufa à 40°C, mas o pior é a irradiação UV e IV”, comenta o metereologista. De acordo com ele, ontem, as 12h, a cidade de Limeira atingiu a temperatura de 40º.
O profissional avalia que, devido à essa situação o ventilador está soprando e misturando ar quente com ar quente. O ar condicionado, muito escolhido para os dias, pode ser prejudicial para quem tem que sair ao relento toda hora.
A principal orientação é se proteger em sombras arbóreas. “Também é preciso tomar cuidado e evitar atividades físicas, procurar se poupar. Também evitar ao máximo se expor ao sol”, cita.
A situação afeta toda região. De acordo com o Portal G1, em Sumaré (SP), os termômetros registraram 41°C, enquanto que em Hortolândia a marca foi de 40,5°C e, em Americana (SP), 40°C. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Campinas teve a maior temperatura da história em um mês de novembro: 37,4°C.
No final de setembro, o limeirense já havia enfrentado uma forte onda de calor. A situação chegou a elevar de forma significativa o consumo de água e energia na cidade.
CHUVAS E FINAL DE SEMANA
De acordo om Hiroshi, a previsão é que a alta nas temperaturas continue até sexta-feira. A partir do final de semana, deve ocorrer baixa nas temperaturas em Limeira e região. “Podem ocorrer chuvas de forma pontual ao longo da semana. Porém, chuvas mais gerais ocorrem no final de semana, quando ocorrerá uma melhora no calor e redução das temperaturas”, cita Hiroshi.
Foto Tania Rego/ Agência Brasil
Limeira, ontem, chegou a atingir os 40º devido à bolha de ar quente
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login