Nova onda de calor preocupa citricultores
A nova onda de calor que está atingindo o estado de São Paulo vem preocupando citricultores, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepe), da Esalq/Usp. Embora ainda seja cedo para estimar possíveis impactos, a produção da safra 2024/25 pode ser prejudicada. Segundo pesquisadores do Cepea, nas áreas que estavam com chumbinhos, as altas temperaturas atrapalham o pegamento.
As áreas com floradas tardias (ocorridas em menos de 30 dias) também podem registrar danos por conta do calor – estas florações vieram mais cedo, e o estágio do desenvolvimento está mais avançado.
Citricultores ainda indicam possíveis impactos sobre as frutas maiores, sobretudo as de árvores com alta incidência de greening, pouco enfolhadas e/ou malnutridas. No caso das laranjas da temporada 2023/24, em plena colheita, os principais reflexos relatados por colaboradores do Cepea se referem à qualidade – muitas frutas estão murchas e queimadas pelo sol, o que reduz a aceitação do mercado de mesa. (Fonte: www.cepea.esalq.usp.br)
Foto Agência Brasil
Muitas frutas estão murchas e queimadas pelo sol devido à nova onda de calor
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login