Foto de capa da notícia

Feriado deve ser de chuvas fortes na região, diz Defesa Civil

 

Previsão de precipitação de 70 mm de chuva na região de Campinas e Piracicaba entre hoje e domingo

 

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a previsão de precipitação de 70 mm de chuva na região de Campinas e Piracicaba entre hoje e domingo. A perspectiva é de chuvas fortes, com momentos de tempestade, seguidas por raios e ventos. A informação foi compartilhada inicialmente pela Prefeitura de Cordeirópolis.

“Em caso de acidente ou risco ligue 193 Corpo de Bombeiros

199 Defesa Civil. A população deve ficar atenta, buscar abrigo em caso de temporal forte e jamais enfrentar enxurradas”, alertou o município.
Conforme o boletim, a Defesa Civil tem base em uma modelagem prevendo a aproximação de uma frente fria avançando sobre a faixa leste do Estado, somado ao fato de que algumas regiões estão com altos acumulados nas últimas 72h.

Na última terça-feira, no período da tarde, Limeira vivenciou momentos de chuva intensa que ocasionaram diversos transtornos como queda de árvores, pontos de alagamento e até destelhamentos. Chuvas com precipitação de 20 mm em média e ventos de até 90 km verificados. Apesar dos estragos, não houve vítimas. Bairros chegaram a ficar horas sem energia elétrica.

O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/UNICAMP) informou a previsão para a região hoje. “A quinta-feira deverá amanhecer com temperaturas um pouco mais baixas em relação aos dias anteriores (em torno de 18ºC), devido ao pequeno e breve impacto da frente fria que passou, mas já ao longo do dia as temperaturas voltam a subir, e a máxima está prevista em 29ºC”.
No decorrer do dia, alguns períodos de ventos moderados são esperados, especialmente pela manhã e ao entardecer, e a nebulosidade varia entre parcialmente nublado e nublado.

PANCADAS DE CHUVA

 

Há previsão de pancadas de chuva e eventuais temporais a partir da tarde, podendo resultar em chuva localmente forte, descargas elétricas e algumas rajadas de vento. “Indicativos para a sexta-feira sugerem um reforço da instabilidade, devido à aproximação de uma nova frente fria, com expectativa para novos temporais nos períodos da tarde e da noite”, informa. Há diversos parâmetros de análise, em aspectos termodinâmicos e dinâmicos, que apontam para elevado potencial de tempestades severas (chuva intensa, muitas descargas elétricas, vendavais e granizo) e de forma generalizada.
As temperaturas ficam entre 21 e 32ºC. Na virada da sexta-feira para o sábado, a passagem da frente fria deverá vir acompanhada por chuvas possivelmente intensas e volumosas, de caráter generalizado (bem distribuídas). Já ao longo da tarde de sábado a nebulosidade deverá diminuir, e os ventos ganham força, impulsionando a entrada de um ar mais frio e estável, ocasionando queda mais expressiva nas temperaturas na virada de sábado para o domingo.

 

Foto Divulgação
Registro da chuva de terça-feira; previsão é de novas pancadas no feriado  

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login