‘Exame preventivo é oportunidade de livrar-se do câncer de próstata’
Médico urologista relata sobre a importância da detecção precoce, que amplia as chances de cura
No Novembro Azul, ampliam-se as ações para combates o câncer de próstata, promovendo conscientização e acesso a exames. Para o Dr. Darci Schiavon de Abreu, urologista da Unimed Limeira, o exame preventivo a grande oportunidade de livrar-se da doença. A próstata, explica ele, é uma glândula estritamente masculina, responsável pela produção do esperma.
“A detecção precoce da doença em sua fase inicial facilitará o tratamento com procedimentos menos agressivos para o paciente e do ponto de vista econômico com menores custos para o paciente e a sociedade em geral”, ressalta o médico.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula estritamente masculina, responsável pela produção do esperma que serve como transporte e alimentação dos espermatozoides que farão a fecundação do óvulo e assim a procriação e perpetuar espécie humana. Fica localizada na região pélvica logo abaixo da bexiga sendo que a uretra passa pelo seu interior.
A partir dos 40 anos, a glândula pode ter o início do seu crescimento e, com isso, comprimir a uretra prostática causando dificuldade para a micção.
Quais sintomas mais comuns do crescimento da próstata?
Os sintomas mais comuns do crescimento da próstata são: jato de urina fino, fraco e com pouca pressão de eliminação da urina, jato de urina interrompido e gotejamento urinário ao final da micção.
Também é sintoma levantar várias vezes durante à noite para urinar e com a sensação de não esvaziamento completo da bexiga.
Esforço para iniciar e até mesmo para manter a micção. Pode também ocorrer ardência miccional, infecção urinária e presença de sangue na urina.
Como vê o fato de termos um mês para chamar a atenção sobre o câncer de próstata?
O fato da Sociedade Brasileira de Urologia ter instituído um mês intitulado “Novembro Azul” para chamar a atenção dessa doença tem a finalidade de salvar muitas vidas.
Qual a melhor forma de prevenção hoje?
O crescimento da próstata pode ocorrer de forma benigna ou maligna, sendo o médico que poderá identificar o tipo de doença e instituir o tratamento adequado e assim obter o maior índice de cura.
Os casos desse tipo de câncer têm crescido?
Com o avanço da medicina e dos exames investigativos, têm sido feito vários diagnósticos em fase inicial. O câncer de próstata é um dos mais prevalentes dos cânceres nos homens, sua presença frequente tem sido notada por causas genéticas, familiares e, atualmente, está relacionado ao estilo de vida inadequado como o sedentarismo, obesidade e poluição do meio ambiente.
O diagnóstico precoce amplia as chances de cura?
A detecção precoce da doença em sua fase inicial facilitará o tratamento com procedimentos menos agressivos para o paciente e do ponto de vista econômico com menores custos para o paciente e a sociedade em geral.
O homem tem realmente a tendência de cuidar menos da saúde? Porque isso ocorre?
Anos atrás os homens eram refratários aos exames médicos preventivos, mas atualmente devido a ajuda da mídia na divulgação, facilidade de exames, presença de instituições de saúde governamentais e privadas, a frequência masculina na prevenção da própria saúde tem sido observada com grande índice de sucesso. E atualmente exames laboratoriais, de imagem e exames físicos por parte dos médicos estão facilitando a presença dos homens nos consultórios.
Ainda há muito preconceito sobre o assunto? Como podemos vencer esse preconceito?
O preconceito existe em menor quantidade em nosso tempo e isto se deve à presença ativa da mídia, sociedades médicas, instituições governamentais e privadas. Quero ressaltar a atuação ativa da família lembrando seus familiares masculinos para procurarem um médico nos exames preventivos.
Qual o recado eorientação que deixa aos homens?
Como urologista, quero deixar o alerta de que a grande chance de cura está em detectar o câncer em fase inicial, sendo o exame preventivo a grande oportunidade de livrar-se da doença.
Acrescento que o estilo de vida saudável, atividade física e a ausência da obesidade são fatores preventivos dessa doença.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login