‘Brasileiro já incorporou a Black Friday em seu hábito de consumo’
Especialista pontua dicas a clientes e empresários que desejam aproveitar o mês das promoções
Acontece neste mês a tão esperada Black Friday. Neste ano, o dia dedicado às ofertas expressivas será 24 de novembro e, com a proximidade da data, empreendedores e empresários planejam ações para prender a atenção do consumidor e, consequentemente, conseguir realizar a venda.
Bruno Fazanaro é especialista em crescimento empresarial com foco em estratégias de marketing e vendas. Iniciou sua carreira como empresário em 2010 onde atuou no comércio de produtos de varejo e em 2015, no ramo atacadista (B2B). Em 2018 fundou a Fazanaro Consultoria especializada em Estratégia para Negócios onde atendeu grandes marcas do setor motociclístico e hoje através do Método Growth Empresarial ajuda empresas de pequeno e médio porte a alavancarem suas marcas com mais clientes, vendas e lucro.
Qual a origem da Black Friday?
A liquidação de mercadorias após o Dia de Ação de Graças se tornou tradicional nos Estados Unidos durante o século XX. No entanto, a ação promocional dos lojistas passou a ser conhecida como Black Friday somente a partir das décadas de 1980 e 1990. Atualmente, é uma data consolidada e arrasta multidões para as lojas nos EUA. No Brasil, a Black Friday foi introduzida em 2010.
Quais as estimativas para esse ano?
As estimativas para este ano são animadoras. A MField desenvolveu uma pesquisa com 2,3 mil participantes sobre a expectativa de compra durante o período e revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023. No ano passado, 43,4% compraram durante a data. Já neste ano, 75,6% pretendem fazer compras.
Quais canais os consumidores devem preferir?
A mesma pesquisa mostra que, quando questionados sobre o canal escolhido para isso, 56,7% citaram lojas online; 18,6% lojas online e físicas e 3,9% exclusivamente em lojas físicas. Para atender essa demanda, o empresário precisa estar preparado.
Quais pilares para captar clientes?
Existem quatro pilares que são indispensáveis que são a captação, conexão, comercial ativo e crescimento constante a partir do que eu chamo de análise growth. É importante que o empresário entenda que o brasileiro já incorporou a Black Friday em seu hábito de consumo e, mesmo que não saiba exatamente o que procura, ele aproveita o momento pelo desejo de economizar.
Quais dicas para aproveitar melhor as ofertas?
- LISTA DE LEADS: comece hoje mesmo a coletar contatos, que chamamos de Leads, em troca disso entregue algo especial para essa pessoa. Uma estratégia infalível é você abrir a Black Friday um dia antes do anunciado, apenas para quem se cadastrou na sua lista, com a vantagem de poderem comprar primeiro e escolherem os melhores produtos. Dessa forma você começa com tudo!
- NÃO SEPARE PRODUTOS: Sabemos que Black Friday são produtos com preço baixo e isso consequentemente derruba o lucro da loja. Não separe uma seção somente de Black Friday na loja, esparrame os produtos junto com outros que não são da promoção. É comprovado que 88% das pessoas preferem comprar produtos que realmente gostaram ao invés de levar um produto somente pelo preço. Com produtos da promoção próximo de produtos lançamentos, existe uma enorme possibilidade do seu cliente preferir levar o lançamento ou até mesmo os dois.
- PREPARE O SEU TIME: tenha um time comercial preparado. Por ser promoção, a maioria dos vendedores pensam que não precisam se esforçar muito para vender, porém se pensarem que podem e devem vender produtos fora da promoção seu lucro vai ser maior e eles ganham comissões melhores também.
- BONIFIQUE SEUS CLIENTES: entregue um presente para as pessoas que comprarem na Black Friday! Isso mesmo. Você pode estar pensando: Nossa! Já está com preço baixíssimo vou dar presente também? Exatamente! Entregue um voucher ou cashback para ele comprar novamente até o natal. Essa estratégia é excelente porque apenas 30% dos clientes usam o voucher, mas 100% deles ficam felizes com esse presente. Lembre-se que a Black Friday é uma ótima oportunidade de fidelizar novos clientes.
- MENSURE DADOS: última dica e mais importante, mensure todos os dados como número de cadastros e pessoas que vieram comprar através dele, número de produtos vendidos da promoção com maior margem de lucro, número de produtos vendidos fora da Black Friday (preço cheio). Você também pode criar seus próprios indicadores, porque sem eles você nunca vai saber qual estratégia deu mais certo para o seu negócio.
Como as lojas podem aproveitar este momento?
De acordo com o estudo encomendado pelo GOOGLE, divulgada na Forbes Brasil, neste ano a procura por Black Friday está 114% maior que no ano passado. Isso representa um otimismo dos brasileiros com relação à data.
Apesar da Black Friday ser um momento de promoção, ela é uma ótima oportunidade de fidelizar clientes, afinal muitos estarão visitando pela primeira vez o seu comércio. Mantenha a loja organizada, a equipe preparada para a demanda de atendimento e mais importante, não se esqueça de fazer o cadastro de todos os clientes e manter um relacionamento com ele, após a promoção.
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