“São os servidores que levam o serviço até a população”
Em 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor e presidente do Sindsel destaca desafios da categoria
“O dia 28 de outubro tornou-se a data em que celebramos os servidores públicos do Brasil. Ter um momento específico para celebrar é extremamente importante para dar visibilidade não só sobre a importância que têm esses trabalhadores e trabalhadoras, mas como estes são imprescindíveis para garantia dos direitos de todos os brasileiros”. A fala é da presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Limeira (Sindsel), Eunice Lopes.
Neste Fato & Versão, ela reflete sobre os desafios da categoria enfrentados hoje em Limeira e também aborda sobre a importância dos servidores para a população. “Este dia serve como um lembrete oportuno de que, por trás de cada serviço público essencial, está um servidor dedicado, enfrentando desafios e obstáculos diariamente”, cita.
Qual a importância de termos um dia para celebrar os servidores?
O dia 28 de outubro tornou-se a data em que celebramos os servidores públicos do Brasil. Ter um momento específico para celebrar é extremamente importante para dar visibilidade não só sobre a importância que têm esses trabalhadores e trabalhadoras, mas como estes são imprescindíveis para garantia dos direitos de todos os brasileiros ao acesso à serviços públicos de qualidade, basta lembrar da pandemia, que todo e qualquer cidadão irá puxar pela memória que foi o serviço público quem acolheu e salvou vidas e, claro, por trás, estava um servidor.
Qual o maior desafio hoje dos servidores de Limeira?
Nosso maior desafio é sobreviver com salários rebaixados diante do custo de vida, principalmente os trabalhadores do nível básico, e entregar serviços de qualidade, com estruturas muitas vezes precárias.
As relações de poder também são bastante hierarquizadas e burocratizadas, tolhendo o poder criativo dos servidores. Elas podem gerar e, muitas vezes geram, assédio moral, adoecendo servidores. As relações trabalhistas precisam ter menos opressão e levar em consideração que servidores não são máquinas.
A falta de planejamento estratégico e de gestão eficiente também são desafios enfrentados. Lidamos com fatos como chegar numa escola e haver desabastecimento de água até remédios em falta. Há problemas de calçados inadequados para o trabalho e o sabão que não limpa e dificulta o trabalho das auxiliares gerais, por exemplo. A educação também sofre, com superlotação de salas de aulas e falta de ferramentas para executar seu trabalho. Toda essa política pública sem planejamento leva ao estresse e, consequentemente, resultados insatisfatórios, onde a população derrama toda sua revolta no servidor que está ali realizando seu papel com as condições que lhe são disponibilizadas.
Qual a realidade do servidor em Limeira hoje?
Infelizmente não existe uma política voltada para o bem-estar dos servidores. Doenças ocupacionais, inclusive de cunho mental e psicológico, afetam os servidores de Limeira e não vemos o governo ter preocupação em sanar esse problema, até porque, quem cuida deveria ser cuidado.
A falta de planejamento na contratação de servidores é um problema gravíssimo, acarretando em muitos servidores a sobrecarga de trabalho e os deixando completamente desmotivados. Inclusive, é uma prática recorrente da atual gestão abrir sindicâncias para servidores que tiveram ausências por motivo de depressão ou adictos, levando à demissão desses.
Ou seja, ao invés do poder público cuidar dos seus trabalhadores quando os mesmos adoecem, os demitem. Direitos básicos garantidos pelo estatuto dos servidores como abonadas, direito a ter horário especial para estudantes, de levar filhos menores ao médico, entre outros, são negados aos servidores, ou seja, a mão de Botion é pesada na retirada de direitos.
Fale um pouco do trabalho do Sindsel no apoio aos servidores.
Tenho orgulho dessa entidade. Nosso trabalho é constante. O SINDSEL tem como princípio estar sempre nas bases, nos locais de trabalho, ouvindo os servidores e tornando suas demandas pautas de reivindicações.
A entidade é um instrumento de luta coletiva que está sempre presente no dia a dia dos servidores ou na luta geral da classe trabalhadora, como fizemos no combate reforma da previdência e na reforma trabalhista, que prejudicou todos os trabalhadores. Mobilizamos os trabalhadores para as campanhas salariais com o intuito de garantir avanços salariais e direitos trabalhistas e temos tido sucesso nisso.
Atuamos na mesa de negociação permanente, espaço que aproveitamos para apresentar todas as demandas dos servidores e cobramos soluções, e, apesar de muitas vezes não avançar, cumprimos com nosso dever de disputar o orçamento público na valorização daqueles que fazem o serviço público acontecer.
Realizamos também o Congresso da categoria a cada 4 anos, instrumento este de extrema importância. É neste espaço democrático que direção e trabalhadores de Base constroem os rumos da nossa luta e do nosso sindicato.
Presamos pela defesa dos servidores seja no âmbito jurídico ou administrativo e inclusive temos várias ações ganhas em benefícios dos servidores. Nosso contato no âmbito administrativo é muito eficiente, apesar das nossas divergências com a administração. Todo problema que chega ao SINDSEL, de imediato é buscado solução junto administração.
Temos também uma comunicação ágil e responsável no sentido de manter o servidor informado e mobilizado, presamos pela informação verdadeira, com integridade e respeito a todas as partes, investindo, inclusive, em linguagem e ferramentas digitais, afim de estarmos mais próximos dos servidores.
Estamos engajados em pautas que transformam vidas, combatendo o machismo, a misoginia, homofobia, racismo e pobreza. Essas são, inclusive, metas da entidade, por isso há o fortalecimento de pautas nesse sentido.
Ser servidor público é um sonho para muitos, ou acredita que as pessoas estão deixando o desejo de atuar na esfera pública?
Pesquisas demonstram uma grande procura por concurso público, então acreditamos que o sonho em ser servidor ainda é muito latente. Porém, aconselhamos que serviço público não deve ser apenas para garantir a sobrevivência daqueles que procuram trabalho, mas para aqueles que defendem a garantia dos serviços públicos como direito a todos. Quando entramos no serviço público, levamos o que é primordial, básico, a qualquer cidadão. Temos que entregar saúde, educação, segurança, limpeza pública, entre outros e ninguém merece pagar impostos e ter alguém descontente na entrega desses serviços. Acreditamos na luta por melhores condições de trabalho, mas defendemos que façamos com amor. Temos visto muita terceirização no município, o que preocupa, pois a porta de entrada dos trabalhadores do serviço público deve ser por concurso público, o que tem deixado muito a desejar.
Quais as categorias que hoje mais necessitam de atenção do poder público?
Todos os servidores necessitam de atenção do poder público, pois não temos uma política de valorização e cuidados com a saúde dos servidores. Como frente do SINDSEL há anos, minha experiência me leva a garantir que os trabalhadores de nível médio e básico necessitam de olhar e cuidados especiais. Além dos baixos salários, eles sofrem com a sobrecarga de trabalho por falta de contratações. O piso da categoria é muito baixo, o que leva muitos a passarem necessidades básicas. Os cargos de Direção sofrem com a injustiça de conviver com comissionados recebendo bem mais.
O prefeito também tem que acordar e fazer justiça. Os trabalhadores do nível universitário em sua maioria sofrem com a punição do vale-alimentação estar vinculado a três pisos da categoria.
Qual a importância do servidor para a sociedade?
O servidor público tem papel fundamental e decisivo na gestão pública. São os servidores, através das suas habilidades e profissões que levam o serviço até a população. Servir à sociedade é o compromisso maior do servidor.
Só se constrói uma democracia, um país, uma cidade e uma comunidade com servidores. A organização e valorização dos mesmos garante diretos iguais a todos, atendendo necessidades e anseios da população de forma digna com servidores públicos competentes, bem remunerados, tratados com dignidade e respeito, mantendo-os comprometidos com sua missão de servir bem ao público indistintamente.
O servidor público pode contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do município mediante suas ações visando atender as necessidades do cidadão e claro, deve se esforçar para fazer com disposição e profissionalismo.
Algo que não foi perguntado e que deseja complementar?
Em um país onde os servidores públicos desempenham um papel tão vital para a construção de uma sociedade justa e eficiente, é indispensável reconhecer a importância do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Este dia serve como um lembrete oportuno de que, por trás de cada serviço público essencial, está um servidor dedicado, enfrentando desafios e obstáculos diariamente. A pandemia, como citado anteriormente, destacou ainda mais a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas, salários justos e um ambiente de respeito e valorização para esses profissionais incansáveis. Como sociedade, é nosso dever apoiar e promover políticas que garantam o bem-estar e a dignidade dos servidores públicos, pois são eles que, com compromisso e paixão, capacitam nossas comunidades e contribuem para a construção de um futuro melhor para todos. Que este Dia do Servidor Público sirva como um lembrete de que, para garantir serviços públicos de qualidade, precisamos cuidar daqueles que se dedicam a proporcioná-los.
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