Professor desenvolve jogos e atividades para ampliar ensino
Simei começou dividindo seu método com os pais dos alunos, criou página na internet e compartilha com outros profissionais
Professor de Limeira, Simei Souza Campos, complementa o aprendizado de seus alunos por meio da criação de jogos e atividades lúdicas. Ele começou dividindo essas ações com os pais dos alunos e depois criou uma página no Instragram, hoje com 170 mil pessoas, em que divide suas ideias. Ele também realiza cursos, oficinas e palestras orientando outros profissionais de ensino.
Simei conta que é o terceiro de dez irmãos e, durante a infância, não era algo rotineiro ganhar brinquedos novos ou comprá-los. A criatividade era incentivada pela necessidade de elaborar os brinquedos caseiros, desde carrinhos de rolimã, carrinhos de lata, até pipas e elásticos. “Também, desde cedo, participei de uma comunidade evangélica que proporcionou experiências diversas, como teatro, canto, instrumentos musicais, debates e trabalho em equipe”, lembra.
Ao concluir o ensino médio, o professor não possuía recursos financeiros para cursar uma faculdade. “No entanto, uma oportunidade única surgiu ao estudar no Seminário Presbiteriano Fundamentalista de Limeira. Essa experiência contribuiu significativamente para meu desempenho no ENEM, que também abriu as portas para uma bolsa integral em pedagogia na Universidade Paulista – UNIP”.
Ao final do curso, prestou quatro concursos públicos, sendo aprovado em todos, dando início à jornada como professor substituto em 2011, no Centro Infantil Prefeito Ary Levy Pereira. “Essa trajetória me ensinou muito a ver o aluno como alguém que tem sua própria história e precisa de empatia para alcançar o sucesso. Em 2012 mudei para Escola Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, no Jardim Novo Horizonte e estou lá até hoje. Leciono no quinto ano do ensino fundamental, para crianças com dez anos, e na educação infantil, Maternal II, crianças que estão completando quatro anos. No Centro Infantil desenvolvo um trabalho lúdico, com ênfase na oralidade e criatividade”.
COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA
Foi em 2011, enquanto a filha frequentava uma creche, que ele sentia o desejo de compreender melhor a rotina escolar dela, mas percebeu que havia uma lacuna na comunicação entre a escola e os pais, com pouco sendo compartilhado sobre as atividades diárias. “Foi aí que decidi filmar meus alunos em suas atividades cotidianas. Ao final do semestre, compilei esses registros em um DVD e entreguei a cada família. A resposta foi incrível, tanto dos pais quanto dos alunos”, lembra ele.
E esse foi apenas o início. Com o advento da internet, o compartilhamento tornou-se mais acessível, e o que inicialmente era destinado apenas às famílias se expandiu para colegas de profissão. “Pessoas conseguiram fazer perguntas sobre atividades, brinquedos e jogos. Os convites para compartilhar minha abordagem multiplicaram-se. Minha coordenadora, Luciana Mercuri, por exemplo, me convidou para apresentar essa metodologia aos colegas da escola. Surgiram oportunidades para palestrar em uma turma de pedagogia, e também na Secretaria da Educação de Limeira. Hoje sou convidado também por outras cidades, para dar cursos, oficinas e palestras”, comenta.
DESENVOLVIMENTO
Para cada objetivo de aprendizagem o professor busca desenvolver um jogo ou atividade lúdica. “Meu objetivo é proporcionar às crianças a oportunidade não apenas de observar, mas de vivenciar, refletir, questionar e, finalmente, assimilar na prática”.
O retorno dos pais, comenta, tem sido positivo. “Nas reuniões, não é necessário que eu apresente os trabalhos das crianças, pois as famílias acompanham regularmente, inclusive aquelas que não estão fisicamente próximas. Esse acompanhamento gera um envolvimento notável, resultando em famílias mais presentes e participativas no processo educacional”.
Simei reforça que a principal motivação como professor é testemunhar o desenvolvimento dos alunos. “As relações que se constroem ao longo do tempo, que se estendem além da sala de aula e se transformam em amizades, são inestimáveis. Essa conexão significativa e o impacto positivo na vida dos alunos são as fontes mais poderosas de minha motivação como educador”, diz.
Para ele, o desafio contemporâneo de ser professor é evidente na necessidade de assumir duas cargas para obter um salário que seja considerado razoável. Isso muitas vezes implica em jornadas de trabalho extensas, chegando a doze horas por dia. “O desejo comum entre os educadores é a oportunidade de trabalhar meio período, preferencialmente com turmas menores, o que, sem dúvida, eleva a qualidade do ensino. A busca por condições que permitam uma abordagem mais focada e uma carga horária mais equilibrada representa um desafio fundamental na atualidade”.
O papel da família, relata, é muito importante. “Expresso minha sincera gratidão à minha família, que sempre é obrigada a dividir meu tempo livre com os trabalhos que levo para casa, inclusive me ajudando na confecção de materiais. À diretora Tânia M. O. N. Rosário, pelo apoio constante na Educação Infantil, de forma cooperativa e a todos os colegas que sempre demonstram apoio e compartilham experiências comigo. O trabalho em equipe e a colaboração de cada membro da equipe são fundamentais para o sucesso na educação”, finaliza o professor.
Quem quiser acompanhar as dicas, o instagram é @professorsimei .
Fotos Divulgação
Professor compartilha jogos e atividades lúdicas que desenvolve com alunos
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