Moradores reclamam de quedas de energia frequentes em Limeira
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara se reuniu ontem com representantes da Neoenergia Elektro. Na pauta, os vereadores intermediaram demandas de munícipes que reclamam de constantes quedas de energia em diferentes bairros de Limeira, nas áreas rural e urbana, entre eles o Jardim Esperança, Pires, Vila Labaki, Egisto Ragazzo, Centro, Residencial Roland 1, 2 e 3 e Nossa Senhora das Dores.
A vereadora Lu Bogo relatou as queixas de consumidores que têm sofrido prejuízos financeiros por causa das quedas de energia. “Perto de casa, o transformador apresenta problemas com frequência. Começa com estouros, depois surgem faíscas e logo cai a energia. As equipes de manutenção da Elektro vão até o local, fazem a manutenção para restabelecer o serviço, porém dias depois a situação se repete”, descreveu a parlamentar, ao se referir ao bairro Jardim Esperança, que também é alvo das interrupções.
As perdas ocorrem, segundo a vereadora, com eletrodomésticos e eletrônicos danificados pelas interrupções. São imóveis residenciais e comerciais afetados. Proprietários de lanchonetes, mercados, depósitos de bebidas procuraram os gabinetes parlamentares.
Elektro
Os representantes da concessionária informaram que as falhas na rede elétrica podem ser causadas por condições climáticas, como temporais; por acidentes ou mesmo por sobrecarga. Em relação às sobrecargas, explicaram que ocorrem quando a demanda por energia é maior do que a capacidade do sistema elétrico. Uma das soluções para esse problema é a atualização cadastral, por meio da qual os consumidores devem informar a Elektro sobre a instalação de equipamentos e dispositivos além do dimensionamento adequado para a rede.
No plano regular de prevenção, a Elektro realiza testes de termografia elétrica, para a identificação de problemas em sistemas elétricos e possíveis pontos que podem indicar falhas iminentes. Segundo André Fernandes, em Limeira, foi realizado esse trabalho em 40 quilômetros de rede somente este ano. Ele explicou que, quando identificado o problema, as devidas intervenções são realizadas para melhor operação do sistema. A equipe da Elektro orientou que é importante entrar em contato com a empresa para registrar as interrupções, inclusive se recorrentes, uma vez que o trabalho preventivo também é adotado a partir de registros reincidentes.
Em relação aos transformadores, explicaram que esses equipamentos trabalham com uma margem para sobrecarga e quando há queima de algum fusível significa que é uma proteção para desarmá-lo, impedindo um curto-circuito ou acidente. Nessas situações, há necessidade apenas da troca do fusível e não do transformador.
Foi mencionado ainda como fator gerador de queda de energia a existência de galhos de árvores em contato com a rede elétrica e que podem provocar rompimento de cabos. Por isso, a empresa realiza podas regulares. “Foram 450 ações de poda na cidade desde o início do ano”, informou André Fernandes. “A nossa rede é aérea na maior parte e para evitar desligamentos também realizamos poda de vegetação de uma área de 2.400 metros quadrados”, acrescentou.
Orientações
Questionados pelos vereadores sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos consumidores em caso de dano sofrido a algum equipamento, a equipe da Elektro falou sobre a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para a apuração da responsabilidade pelo prejuízo, toda empresa tem que realizar uma análise de danos elétricos ou não-elétricos. “É um processo administrativo para comprovação de danos. O processo não tem custo para o consumidor e as orientações constam no site da Elektro”, assegurou.
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