Limeirense representa o Brasil em mundial confeitaria em Milão
Chef Abner Ivan transforma chocolate em obras de arte e compartilha conhecimento por meio de cursos
Nascido e criado em Limeira, o chef Abner Ivan, se prepara para mais um desafio em que levará o nome da cidade para o exterior. Acostumado a transformar chocolates em obras de arte, ele irá participar de uma competição em Milão onde fará parte da equipe brasileira. Serão 14 países participantes.
“Sou responsável pela execução da arte de chocolate da equipe e tenho que executar dois tipos de bombons e uma escultura de chocolate em 7h30 de competição”, comenta.
O chef hoje viaja o país e o mundo ministrando cursos sobre confeitaria e chocolates, mas sua trajetória de vida se desenha em diversos comércios de Limeira desde muito jovem. Ele narra que, desde criança sempre foi apaixonado por arte e se inspirava no pai, que trabalhava com pintura e restauração de móveis antigos. Sempre gostou de desenhar, pintar quadros e também ritmos musicais.
“Até que, por um acaso, cheguei ao meu primeiro emprego em uma padaria. Eu ajudava eu meu pai a fazer os letreiros, pois antigamente as faixadas de estabelecimentos eram feitas manualmente e meu pai executava esse tipo de pintura. Um dia, eu adolescente, querendo ganhar um dinheiro, peguei um serviço desse tipo de pintura sem o meu pai saber, e era em uma padaria. Fiz o trabalho da pintura, desenho e faixada e, na hora de receber, o proprietário me pagou e me convidou para ajudar no dia da inauguração dessa padaria”.
No começo, ele hesitou e disse que não queria esse tipo de trabalho pois não sabia nem "fritar um ovo". Depois de muita insistência, resolveu ir somente para a inauguração. “Com isso enxerguei uma oportunidade e me apaixonei pela profissão e lá se vão mais de 20 anos”, lembra.
Essa carreira profissional se inicia aos 15 anos, lavando louça em "fundo de padaria", como ele diz. Depois, ele foi se apaixonando pela arte da panificação, confeitaria e chocolataria. “Trabalhei em algumas padarias e confeitarias, rede de supermercados na cidade”, lembra.
Seu primeiro curso de confeitaria foi no Senai em Piracicaba e ele passou, cada vez mais, a estudar e aperfeiçoar as técnicas, também sempre se manteve curioso e autodidata para muitas coisas no trabalho. “Mesmo com dificuldades, buscava investir na minha carreira, comprava livros, buscava alguma coisa na internet mas não se compara com a facilidade e o avanço da informação nos tempos de hoje”.
Depois de alguns anos de profissão, passou a trabalhar como demonstrador técnico de uma empresa distribuidora de insumos para confeitaria e teve a oportunidade de conhecer grandes marcas do Brasil e do exterior. “Com isso, tive a oportunidade de fazer cursos com chefs de fora do Brasil e sempre buscando inovação. Também comecei a participar de competições no Brasil e no exterior”.
Abner conseguiu conquistar alguns prêmios importantes para minha carreira. “Graças a Deus e a minha profissão conheço praticamente todo o Brasil e alguns países. Hoje trabalho como consultor técnico viajo fazendo cursos, consultorias, treinamentos de equipes e desenvolvimento de produtos”.
Já são 20 anos de carreira. “Amo o que eu faço e tenho orgulho de mostrar que Limeira também tem grandes profissionais. Minha missão é motivar as pessoas e mostrar que elas são capazes de realizar seus sonhos dentro da nossa profissão. Sempre busco me atualizar, mesmo estando há tantos anos na área”.
O curso mais recente foi na Suíça onde se formou como Master Treiner de confeitaria e chocolataria de uma grande escola na Suíça, Richemont, e agora irá ministrar aulas no Brasil como professor dessa escola.
Ele ministra cursos também online. “Busco transmitir para as pessoas minha paixão e amor pelo o que eu faço, levo muito a sério o ensino. Sempre gosto de ensinar da maneira que eu gostaria de ter aprendido e não tive a oportunidade no início da minha carreira. E espero em breve poder ter minha própria escola”.
ESCULTURAS DE CHOCOLATE
As esculturas de chocolate entraram em sua vida através de um amigo que mostrou um vídeo de uma competição de fora do Brasil. “Me encantei por aquilo e resolvi fazer algo, mesmo sem saber por onde começar. Sem estrutura, sem equipamentos e moldes de última geração, comecei. Com muita força de vontade e determinação, fui desenvolvendo técnicas alternativas adaptações de materiais”.
Ele lembra que muitos o chamaram de "maluco", dizendo que no Brasil isso não daria certo. “Continuei mesmo assim fui me aperfeiçoando e praticando. Até que surgiu o primeiro desafio fazer o primeiro parque temático feito 100% em chocolate da América Latina. Esse projeto aconteceu em 2015 em Gramado. Fui o idealizador do projeto com mais uma equipe de 8 pessoas e realizamos mais de 200 esculturas feitas 100% em chocolate com mais de 35 toneladas de chocolate”.
De lá para cá, todos os anos só aumentam os desafios no mundo do chocolate. Há sete anos vou a Portugal e sou responsável pela equipe que realiza as esculturas de chocolate do festival internacional do chocolate de Óbidos. Minha esposa Natália Marinho, que também trabalha com chocolate e confeitaria, me acompanha nesses grandes desafios seja aonde for”.
O SEGREDO
Para ele, o segredo é sempre acreditar em si mesmo para o sucesso profissional. “O primeiro passo é acreditar, depois estudar bases e fundamentos sólidos, praticar, errar, acertar. Somente com as repetições você pode ter evolução”.
Foto Divulgação
Chef Abner irá levar o nome de Limeira em mais uma competição internacional
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login