Foto de capa da notícia

Caminhada Contra a Intolerância Religiosa acontece no domingo  

 

Essa é a sétima edição do evento que é promovido pelo Fórum Municipal Inter-Religioso

 

 

 

No próximo domingo, dia 22, acontece a 7ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa em Limeira. A ação é promovida pela Fórum Municipal Inter-Religioso e tem início a partir das 8h. A saída será na frente da Prefeitura de Limeira e o destino final será o Palco do Museu da Praça Coronel Flamínio Ferreira.
A Câmara Municipal de Limeira, aponta o Fórum, aprovou, em 2015, lei ordinária que inclui a caminhada no calendário oficial do município. Além disso, o Fórum tem feito palestras em escolas e faculdades com o objetivo de promover o diálogo e o respeito com a conscientização sobre o tema.
Professor e membro do Fórum Municipal, Roberson Marcomini, comenta que a ação vai ao encontro do que foi constatado no relatório de Intolerância Religiosa no Brasil, publicado pela ONU em 2017, e que aponta que é crescente o número de casos de intolerância religiosa no país.
No ranking dos principais agressores estão, em primeiro lugar pessoas desconhecidas, em segundo estão os vizinhos, e, em terceiro, educadores. “Se faz necessário, principalmente na escola, que é espaço de debate, o combate para a desagregação de preconceitos, tanto dentro quanto fora desta. O respeito pelo próximo é o melhor caminho para entender a beleza da diversidade dentro e fora dos muros das escolas. O adolescente é um campo fértil, com muita energia para transformar as realidades, afinal a vida é diversa e precisamos apreciar como um profundo valor”, cita.

Segundo o Fórum, a caminhada tem se fortalecido no país desde a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. “Não podemos esquecer da luta deste movimento. É preciso relembrar o falecimento das vítimas de intolerância religiosa no Brasil e no mundo. Para quebrar preconceitos da sociedade, é preciso dissociar-se de seus próprios preconceitos”, comenta.
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o art.18, aponta que todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. “Este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”, cita.
A esquipe espera que a 7° caminhada contra a intolerância religiosa seja um sinal de amor pelo próximo, “pois onde estiver, sejamos a paz”, conclui.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login