Foto de capa da notícia

Senai Limeira: 61 anos impulsionando o desenvolvimento

 

Instituição deverá ocupar espaço onde foi a antiga Estação Ferroviária para cursos de tecnologia

 

Quando contada a história do desenvolvimento industrial de Limeira, é necessário contar a importante contribuição do Senai Luiz Varga no município. Com diversos cursos, o espaço forma profissionais para os mais diversos segmentos da indústria. Em 2023, o Senai completou 61 anos de presença no município.
Durante as seis primeiras décadas, a instituição emitiu mais de 210 mil certificados nos mais variados cursos ligados à educação profissional. Além de estudantes de Limeira, a escola recebe também alunos da região, como Iracemápolis e Cordeirópolis.
De acordo com dados históricos, as primeiras atividades da Escola Senai ‘Luiz Varga’ tiveram início em 1º/02/1962, em um prédio cedido pela Prefeitura de Limeira na rua Alferes Franco, no Centro com a sua inauguração oficial realizada em 11/08/1962, data que é celebrada pelo início de suas atividades. Em 24/02/67, o então Prefeito de Limeira, Dr. Palmyro Paulo Veronezi D’Andréa, doou ao Senai um terreno de 12.820 m2, cedido à Prefeitura pela Mercedes-Benz S/A, situado no Jardim Mercedes, iniciando-se em 1968 a construção do prédio de 5.170 m2, cujo término das obras ocorreu em 1970.
No mês de fevereiro de 1970, a Escola SENAI de Limeira passou a funcionar no novo prédio, na Praça Professor Antonio Queiróz, nº 72 e sua inauguração oficial ocorreu em 05/11/71.
Em 2000, a Escola teve seu processo educacional certificado com base na norma ISO 9002/94 e, em 2001, o sistema de gestão da qualidade passou por auditoria de manutenção e adequação para a ISO 9001/94 e, em 2002, para a Certificação ISO 9001 versão 2000.

CURSOS
Ao completar 60 anos, em 2022, a escola recebeu uma Moção de Aplausos na Câmara de Limeira, de autoria da vereadora Lu Bogo. Segundo o texto, entre os cursos técnicos oferecidos estão na área tecnológica Eletroeletrônica – Eletricidade (Técnico de Eletroeletrônica), Gestão – Administração Industrial (Técnico de Administração), Logística – Produção (Técnico de Logística – presencial e a distância), Metalmecânica – Mecânica (Técnico de Fabricação Mecânica), TI – Software – Tecnologia da Informática (Técnico de Informática para internet).
Há ainda uma extensa lista de cursos livres e outras formações e, além disso, oferece treinamento industrial voltados para diversos segmentos industriais que proporcionam iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional.

PASSOS PARA O FUTURO

Durante a cerimônia que comemorou o aniversário do Senai, em agosto deste ano, a Prefeitura de Limeira anunciou que as tratativas estão avançadas para que a antiga Estação Ferroviária – que foi totalmente revitalizada por meio de contrapartidas – seja utilizada pela Escola Senai. No espaço, que deverá ser denominado “Estação do Futuro”, a ideia é que sejam abrigados cursos de inovação e tecnologia da informação da instituição.
“Isso deve trazer diversos benefícios, nas áreas de tecnologia e robótica para a indústria, abrindo espaço na escola para outros estudos”, comentou o diretor da instituição, Mário Eduardo Cazão.
A cerimônia também homenageou Estevam Júlio Varga e Emmanoel Milton Varga (em memória).

 

Foto Divulgação
Escola completou 61 anos de formação profissional em Limeira

 

//BOX//

Senai tem origem inspirada em
antigo Centro Ferroviário de Ensino

 

O SENAI no Estado de São Paulo tem suas origens inspiradas no antigo Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP), criado em 1934 no estado de São Paulo por Roberto Mange. O Centro Ferroviário, como era conhecido, é considerado marco inicial na evolução de conceitos e métodos da formação
profissional no SENAI.

A oficialização do SENAI aconteceu pelo Decreto-Lei Nº 4.048, publicado no Diário oficial da União dia 24 de janeiro de 1942.

Dois grandes líderes industriais da época foram determinantes nessa ação: Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, presidentes da CNI e da FIESP, respectivamente.

Era o início da confirmação do compromisso da CNI, junto as suas federações, em assumir a responsabilidade pela  organização e direção de um organismo próprio, que pudesse desenvolver um sistema de educação profissional no Brasil.

A ideia foi acolhida pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Assim ganhava força o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Isso aconteceu há mais de 60 anos, e hoje está sedimentada na educação brasileira a atuação do SENAI, que não para de crescer e inovar.

São mais de 32 milhões de pessoas qualificadas pelo SENAI, reconhecido como o maior sistema de educação profissional brasileiro e modelo para vários países. (https://limeira.sp.senai.br/)

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login