Foto de capa da notícia

Os benefícios da tecnologia 5G que chega a Limeira

 

 

Tecnologia está disponível na área Central da cidade e cobertura total deve avançar de forma gradativa

 

 

Limeira conta com a tecnologia 5G desde o dia 1º quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) "ativou" o sinal para o município, conforme cronograma definido pelo Governo Federal. A primeira região a utilizar essa tecnologia é a Central, mas a ação será ampliada a outros bairros de maneira gradativa.
A notícia divulgada nesta semana, foi comemorada pela equipe da Fábrica de Inovação de Limeira. O diretor técnico de operações da FDI, Fernando Bryan Frizzarin, explica que são muitos os benefícios que serão trazidos pela nova tecnologia tanto para as empresas quanto para toda população.

“Depois das grandes capitais do Brasil, finalmente chegou o 5G em Limeira. Nós da Fábrica de Inovação ficamos extremamente animados com a notícia. Mais de 200 empresas de tecnologia que existem na cidade vão se beneficiar muito com a internet ultrarrápida”, comenta.
De acordo com Frizzarin, com o avançar desta tecnologia, a população terá uma internet melhor nos seus dispositivos móveis e as empresas poderão desenvolver sistemas mais avançados com sensores nas máquinas e, até no trânsito, com carros conectados.
Ele avalia ainda que todo avanço não ocorre de forma imediata.  “Logico, leva um tempo ainda pois o celular tem que estar preparado para receber o 5G, não são todos que estão. Mas é questão de tempo e teremos carros conectados, internet mais rápida e empresas terão os maquinários e sensores em tempo real”.

“A Fábrica de Inovação está sempre atenta a essas tecnologias para ajudar Limeira a aproveitar o máximo possível delas”, conclui.
Conforme informado pela Prefeitura de Limeira, as operadoras de telefonia iniciaram a instalação das novas antenas na cidade e em alguns pontos da região central já é possível comunicar-se com o celular 5G, desde que o usuário tenha o chip e o aparelho compatíveis. Outros bairros também já receberam as antenas e a qualquer momento elas podem entrar em operação.

A rapidez na expansão da tecnologia deve-se à atualização de toda legislação que regula a instalação das antenas no município. Segundo a nota, Limeira possui uma lei específica, a 859/2020, que orienta a instalação da infraestrutura de suporte para esses equipamentos de telecomunicação.

A lei 859/2020 prevê agilidade no processo de fixação das antenas, considerando-se o caráter de "utilidade pública" intrínseco ao serviço. Dessa maneira, autoriza a implantação da estrutura em toda cidade, sem necessidade de licenciamento antecipado, bastando apenas que a prestadora comunique previamente a instalação à prefeitura através da apresentação do projeto. 

 

ATÉ 2026

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Gestão Estratégica, Thiago dos Santos Henrique, o prazo para a cobertura 5G em 100% do município vai até julho de 2026. Porém, ele acredita que bem antes dessa data o sistema poderá estar disponível aos limeirenses.

Ele pontua como diferencial a rapidez e a estabilidade da onda de transmissão. "A navegação pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G, mas exige um número de antenas maior que atualmente", comentou. Por outro lado, ele destaca que o tamanho das antenas é incomparavelmente menor às atuais torres. "Elas são um pouco maiores que uma caixa de sapatos e podem ser instaladas em qualquer local", observou. 

Concluiu ainda que a tecnologia 5G abre caminho para inúmeros avanços em Limeira, como a consolidação do município em "cidade inteligente", impulsionando ainda mais a economia digital, aumentando a produtividade dos mais diversos segmentos econômicos e a competitividade, abertura de empresas focadas em inovação e tecnologia. "Esse processo impulsionará também a abertura de novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida das pessoas e do serviço público", concluiu Thiago Henrique.

 

Foto Divulgação
Diretor técnico da Fábrica de Inovação destaca benefícios da tecnologia 5G

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login