Foto de capa da notícia

FCA tem curso de doutorado em Engenharia aprovado

 

Com aprovação da Capes para criação do curso, aulas devem começar no primeiro semestre de 2024

 

 

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) informou nesta semana que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão ligado ao Ministério da Educação, aprovou a criação do curso de Doutorado em Engenharia de Produção e Manufatura na Faculdade. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2024.
A FCA reforça que as linhas de pesquisa do novo doutorado estão estruturadas em duas áreas de concentração: Pesquisa Operacional e Gestão de Processos (POGP) e Manufatura de Materiais Avançados (MMA).
“O curso pretende formar doutores capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições de excelência tanto do segmento profissional (indústrias, centros de pesquisa, consultorias e outros), quanto acadêmico (universidades estaduais, federais e institutos de pesquisa), contribuindo assim com o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica de alto nível na área”, informou a instituição.
O professor Washington Alves de Oliveira coordenou a elaboração da proposta aprovada e, segundo ele, o documento foi muito bem avaliado pela Capes e representa uma extensão do curso de mestrado já existente.
“Contamos com pesquisadores permanentes de alta maturidade científica, demonstrada pela qualidade das pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos. Além disso, o nível de integração entre os especialistas permite o adequado desenvolvimento dos projetos de pesquisa e das atividades de ensino e orientação de novos discentes”. Ele lembra ainda que a formação de quadros altamente qualificados ajudará a atender a demanda crescente por profissionais de engenharias na região de Limeira, no Estado de São Paulo e no país.

CONQUISTA COLETIVA
Para o professor Diego Jacinto Fiorotto, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura (PPGEPM),  destaca que a aprovação é uma conquista coletiva, que exigiu muito empenho e dedicação de docentes e funcionários envolvidos, além de apoio constante, em termos institucionais, tanto no âmbito da Diretoria da FCA quanto da administração superior da Unicamp. Ele afirma ainda que o curso irá capacitar profissionais e pesquisadores em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico da região.

SETOR INDUSTRIAL
Coordenador do Programa entre 2015 e 2017, o Prof. Leonardo Tomazeli Duarte acredita que esse novo ambiente pode ajudar no estabelecimento de mais pontes com a sociedade, sob a forma, por exemplo, de uma interação mais intensa com o setor industrial, e nos esforços de formação de mão-de-obra de altíssimo nível, capaz de trabalhar com pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Claro, o futuro ainda reserva muitos desafios para o PPGEPM, mas a hora é de comemorarmos essa conquista importantíssima para nós aqui em Limeira”. 
Ricardo Floriano, professor e coordenador do Programa entre 2017 e 2021, quadriênio no qual o PPGEPM subiu de nota 03 para 04, o que permitiu pleitear o curso de doutorado, a aprovação é motivo de muita alegria. “O doutorado da engenharia contribui para a consolidação de um ambiente pleno de pós-graduação em nossa unidade, com impacto direto no nível das pesquisas em desenvolvimento na área da engenharia de produção e da engenharia de manufatura no país”.

 

Foto Divulgação FCA/Unicamp
FCA informou início das aulas para o primeiro semestre de 2024

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login