Foto de capa da notícia

Exame em capivaras depende de decisão do Governo Estadual

 

Sorologias são necessárias para rastreio de possível contaminação por febre maculosa em animais de Limeira

 

Para que as capivaras localizadas no Parque Ecológico do Jardim do Lago possam passar por exames de sorologia, é preciso decisão do Governo Estadual sobre o manejo desses animais. A decisão deve ocorrer nas próximas semanas. A informação foi publicada inicialmente pelo portal G1.

Recentemente, a Gazeta mostrou que a Justiça determinou que fossem realizados exames de sorologia nos animais. A determinação ocorre a partir de pedido da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto que acionou a Justiça preocupada com possibilidade de contaminação por febre maculosa.

Conforme publicado pelo G1, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo informou nesta semana que, para continuidade do processo de emissão da autorização de manejo, foi solicitado que a Prefeitura de Limeira enviasse documentos complementares e informações técnicas acerca do pedido. Já a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que segue acompanhando o caso com contatos contínuos em Limeira.

Em meados de junho, a Gazeta de Limeira, assim como a imprensa regional, destacou que a Justiça de Limeira chegou a intimar a Prefeitura a apresentar resultados dos exames. São cerca de 40 animais no espaço.

A determinação para que os exames fossem realizados ocorreu em 2022 também por parte da Justiça diante dos pedidos dos moradores da região à Justiça. O tema vem sendo tratado desde 2018. A preocupação em relação à doença é constante nos moradores, no entanto, o momento amplia a necessidade de ações.

 

MORTES

 

A Prefeitura de Limeira confirmou na última semana mais um óbito por febre maculosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a notificação ocorreu nesta semana sendo a vítima um homem de 66 anos. No total, o município soma duas mortes pela doença neste ano.
Além disso, a Gazeta mostrou em 17 de junho, que a Prefeitura de Americana confirmou um óbito por Febre Maculosa. No entanto, relata que a mulher, de 58 anos, teria sido contaminada em Limeira.  “O caso é considerado importado, pois o local provável de infecção (contato com o carrapato) foi no município de Limeira, conforme informações da Vigilância”, citou em nota em seu site oficial na época.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login