Foto de capa da notícia

Teste do Pezinho pode ajudar a detectar casos de doenças graves

Hoje comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Disponibilizado no SUS (Sistema Único de Saúde) e realizado ainda na maternidade, o teste gratuito pode diagnosticar, ao nascimento, seis imunodeficiências primárias, que são doenças de origem genética que afetam o desenvolvimento do sistema imunológico. A Lei nº 14.154, de 2021, prevê a ampliação para 53 tipos de doenças. Em Limeira, somente na Santa Casa já foram coletadas 835 amostras, de janeiro à 5 de junho. 

Flávio Teixeira Silva, supervisor de enfermagem da Maternidade da Santa Casa de Limeira, explica que o Teste do Pezinho detecta seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

O período ideal para a coleta do exame é após 48 horas do nascimento, devendo ser colhido no próprio hospital, respeitando o período estipulado. O teste é realizado na sala de cuidados dentro da maternidade. A coleta é feita na lateral interna ou externa do calcanhar, utilizando uma lanceta de ponta fina para puncionar o local escolhido. São coletadas gotas de sangue para preencher os círculos da ficha de coleta.

O teste é recolhido pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município todos os dias de manhã, exceto sábado e domingo. O resultado fica pronto entre 30 a 40 dias. O responsável pelo recém-nascido recebe um protocolo do resultado, podendo ser retirado na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. 

Com a coleta e análise de apenas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê é possível identificar precocemente e prevenir complicações de diversas doenças que não apresentam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida), mas podem levar a deficiências ou afetar gravemente a saúde da criança.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login