Foto de capa da notícia

Fatec: assunto volta a ser tema em Limeira

Mais um capítulo da longa história da vinda da Faculdade de Tecnologia em Limeira. Ontem, a Prefeitura emitiu uma nota sobre uma reunião em São Paulo. Dessa vez, o prefeito Mario Botion chegou a anunciar uma possível data para o início das aulas em Limeira. 

Segundo informado pela assessoria de imprensa, o prefeito, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá se reuniram nesta segunda-feira (26). 

"Reforçamos o pedido para implantação de uma unidade da Fatec, e dessa forma oferecermos um subsídio importante para a empregabilidade em nosso município", citou o prefeito. Ainda na nota, foi informado a retomada dos projetos executivos para atualizar os valores do investimento. 

A vinda da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) para Limeira vem sendo discutida desde 2011, mas até agora não foi concretizada. Em 2021, o prefeito também se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi na época e levou a demanda sobre a implantação da faculdade no município. No final daquele ano, ao ser questionado sobre a demora para a implantação da Fatec em Limeira, o governador João Doria (PSDB) na época alegou que aguardava o projeto da Prefeitura. “A Prefeitura tem que fazer a lição de casa”, respondeu. 

O ex-deputado Murilo Félix realizou diversas tratativas para apoiar o projeto em Limeira. Em entrevista no ano de 2021 para a Gazeta ele chegou a destacar que a Fatec foi um dos primeiros temas que abordou com o alto escalão do governo estadual antes mesmo de sua posse.  Este ano, o ex-deputado também relembrou a situação. “Começamos uma tratativa com o prefeito de Limeira, Mario Botion, para trazer a FATEC e foi muito difícil, porque conseguimos o recurso e o município só cederia a área para a construção do prédio. Ele acabou não querendo assinar o convênio com o Estado e o projeto não foi adiante”, destaca.  

Ontem, a Prefeitura ressaltou que “desde 2018, a atual administração está empenhada na instalação de uma unidade da Fatec em Limeira, e vem tratando a questão com o governo estadual, inclusive já sinalizou com a doação de uma área”. A expectativa é que isso aconteça ao longo deste segundo semestre, para que o vestibular seja lançado no ano que vem e com início das aulas em agosto de 2024. O compromisso do Estado, segundo o secretário Vahan, é que o governo estadual faça o repasse dos recursos. De acordo com Botion, a reunião teve avanços significativos. "O município deverá adaptar a obra e depois fará a doação para o Centro Paula Souza", disse.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login