Foto de capa da notícia

Etec Trajano: paralisação de 95% da equipe ocorre hoje  

 

Professores e funcionários informaram que buscam reajuste salarial, plano de carreira e outros pedidos

 

 

Professores e funcionários da Escola Técnica (Etec) Trajano Camargo, em Limeira, anunciaram para hoje uma paralisação que deve abranger cerca de 95% dos profissionais da escola. Entre os pedidos estão reajuste salarial e plano de carreira. Um comunicado informou a pais e alunos sobre a paralisação e demandas da categoria.

O movimento integra ação do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (sinteps.org.br). São, no total, onze solicitações. Entre elas: atualização do plano de carreira dos professores; Reestruturação do plano de carreira, pois o atual obriga um professor a ser enquadrado na faixa inicial e só fazendo seu reenquadramento após 6 anos; Reajuste de salário anual (dissídio) conforme a CLT e que recupere a inflação, além do pagamento do Bônus anual e criação da jornada de trabalho, assim como ocorre na Secretaria da Educação, “pois com a implantação do Novo Ensino Médio fica impossível trabalhar projetos integradores e o aprendizado por área do conhecimento com uma jornada de 34 aulas em sala de aula”, cita a lista.
A equipe busca ainda  contratação de professores por concurso e não só por processo seletivo; Reajuste de vale refeição/alimentação aos professores e funcionários; Benefícios como convênio médico adequado que atenda na cidade da unidade e plano odontológico; Implantação de plano de carreira aos funcionários administrativos, que atuam sem uma política de incentivo à capacitação e atualização profissional e Contratação imediata de pelo menos 2 (dois) funcionários e aumento de vagas para contratação e recomposição do quadro de funcionários, “pois atualmente, a Etec conta com apenas 2 pessoas na Secretaria Acadêmica, para cuidar dos aproximadamente 1.100 alunos, incluindo sede, classes descentralizadas (Cosmópolis, Cordeirópolis e Artur Nogueira) e 8 turmas que atuam junto à Secretaria da Educação, sem nenhum funcionário para apoio técnico aos professores”.

MANUTENÇÃO 

Outros pontos defendidos são: Investimento na manutenção da escola, “pois temos problemas sérios na estrutura do prédio (telhado, trincas e outros), que chegam a interditar salas de aula e laboratórios e Investimento em segurança por meio de monitoramento de câmeras e o aumento de profissionais de apoio ao patrimônio da Etec”, conclui a equipe. A Gazeta enviou o relato dos professores e funcionários ao Centro Paula Souza, responsável pela escola técnica.

ESCLARECIMENTO

Em nota, o Centro Paula Souza (CPS) esclareceu que as atividades para esta terça-feira (13) estão programadas e a orientação é para que os profissionais das unidades realizem o acolhimento dos alunos normalmente. A instituição informa também que as reivindicações estão em análise. "Um grupo técnico, que conta inclusive com representante do sindicato, trabalha na revisão do plano de carreira", disse.

O CPS também informou que as obras de reforma e manutenção da Etec de Limeira estão em andamento. O investimento, segundo eles, supera R$ 725 mil.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login