Aluno do Trajano é medalha de Prata em Olimpíada de Química
Um estudante da Etec Trajano Camargo, Limeira, conquistou Medalha de Prata na Olimpíada de Química de São Paulo realizada no Instituto de Química da USP (Butantã). Além do prêmio, Gabriel Bombo Pierroti foi aluno destaque das escolas públicas.
O estudante foi acompanhado da professora Jéssica Carolina Paschoal de Macedo e a notícia foi compartilhada pela equipe da escola técnica. “É uma satisfação muito grande para nossa escola contar com alunos e professores dedicados e com tanto potencial. Parabéns a todos os envolvidos”, citou a instituição.
O estudante conta que a primeira fase contou com redação com o tema de Vidros, da Química básica às aplicações tecnológicas. “A redação não foi necessária porque, além das 150 redações que eles iam selecionar, eles também selecionaram os 40 melhores treineiros da FUVEST, então eu acabei entrando como um deles”.
A fase final foi no sábado, 3 de junho, no Instituto de Química da USP em São Paulo, com 300 finalistas. “Nessa fase, assim que a gente estava na sala para a prova, eles começaram passando três vídeos com experimentos sobre o tema, então a gente teve que fazer algumas anotações porque eles podiam cobrar esses experimentos na prova. Depois disso, a prova em si tinha 22 questões, eram 20 alternativas e 2 dissertativas, em que eles cobraram vários pontos diferentes de Química no tema de vidros”, comenta.
A prova abordou todas as áreas de Química, desde balanceamento de equações, distribuição eletrônica, soluções e titulação, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico e química orgânica. Depois da prova, a gente ficou o dia lá, conheceu alguns laboratórios, e à noite, na premiação, eles anunciaram que eu fiquei em segundo lugar no geral, junto com 19 pessoas, e também em segundo lugar entre as escolas públicas”.
Foto Divulgação
Aluno e professora do Trajano receberam premiação
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login