Foto de capa da notícia

USTL celebra 40 anos e recebe homenagem na Câmara

Este ano, a USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) vai celebrar 40 anos de história. A ideia inicial era instituir uma entidade que pudesse unir os sindicatos e representar toda a classe trabalhadora. Atualmente é composta por 12 entidades o que representa cerca de 80% dos trabalhadores de Limeira. Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou uma Moção de Aplausos ao aniversário da entidade.

A propositura foi apresentada pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (CIDADANIA), e a votação contou com a presença dos representantes da União Sindical, sindicalistas e trabalhadores no Plenário da Câmara. "Podem não gostar dos sindicatos, mas muitas das vitórias dos trabalhadores vieram através deles", apontou Waguinho, após ler texto que contava a história da União Sindical.

Depois dele, manifestaram-se os vereadores Marco Xavier (CIDADANIA), Nilton Santos (Republicanos), Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos), Dr. Júlio (União Brasil), Lu Bogo (PL), Isabelly Carvalho (PT), Ju Negão (PV), e o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD).

O primeiro presidente da USTL, atual presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins), Artur Bueno de Camargo, ocupou a Tribuna e começou lembrando os nomes dos sindicalistas que militaram na USTL e já faleceram. Ele abordou a fundação da entidade, motivada pelo desejo de oferecer moradias aos trabalhadores de Limeira, o que foi concretizado em empreendimento no Jardim do Lago.

Artur também recordou as lutas da União Sindical, destacando a instalação da segunda Vara da Justiça do Trabalho em Limeira. Ao final, falou do grave problema de segurança vivido atualmente no município, destacando ofício enviado a prefeito e vereadores, e colocou a entidade à disposição para ajudar.

"Como uma instituição composta por pessoas de tantas ideologias diferentes, consegue chegar aos 40 anos? Respeito. É a palavra chave para que a gente possa cada vez mais buscar unidade, na luta por justiça social", afirmou ele. Ao final, os membros da USTL, sindicalistas e trabalhadores presentes fizeram uma foto com todos os vereadores.

Acompanharam a cerimônia no Plenário da Câmara os ex-presidentes da USTL: José Roberto de Campos Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papelão de Limeira e Região; Benedito Honório Barbosa, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Limeira e Região; e o atual presidente da União Sindical, Artur Bueno Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região.

HISTÓRIA

A USTL nasceu em 28 de junho de 1983, em reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Limeira, inicialmente como USL (União Sindical de Limeira), e com sete sindicatos. Artur Bueno de Camargo, que comandava o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região, foi eleito o primeiro presidente, dando início a um processo gradual de adesão de outras entidades representativas de trabalhadores.

A trajetória de 40 anos contou com as presidências de José Roberto de Campos Júnior, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papelão de Limeira e Região, e de Benedito Honório Barbosa, do Sindicato dos Rodoviários de Limeira e Região, culminando na presidência atual de Artur Bueno Júnior, que também comanda o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região.

Com o tempo, a USL tornou-se USTL, sempre vocalizando os anseios dos trabalhadores nas áreas social e política. Nestes 40 anos, a entidade participou de importantes campanhas nas áreas de saúde (contra a dengue e em defesa da vacinação – "Vacinas Salvam Vidas"). Além disso, de ações em defesa dos segurados do INSS, contra a criação de novas tarifas como a Taxa da Luz, e muitas outras causas. Além da segunda Vara Trabalhista no município, a entidade articulou pela vinda do Poupatempo a Limeira. Muitas ações tiveram o reconhecimento da Câmara Municipal, com moções de congratulação.

“Objetivo é levar demandas da classe trabalhadora”

Para celebrar os 40 anos desta rica história, 40 anos que se contabilizam no mesmo ano dos 80 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a USTL programou uma série de ações, que iniciam com um Concurso de Redação para estudantes do município, da 5ª à 9ª série do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A ação tem participação Prefeitura Municipal de Limeira, Secretarias da Educação e Cultura, da Câmara Municipal de Limeira e da Escola Legislativa, da Diretoria Regional de Ensino, do CPP – Centro do Professorado Paulista de Limeira, da ALLe – Associação Limeirense de Letras e da SOLL - Sociedade Limeirense de Literatura, além da OAB de Limeira. O tema versará sobre a "importância do trabalho e dos trabalhadores", "a importância da CLT e dos sindicatos".

Atualmente, 12 entidades sindicais compõem a USTL. São elas: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região; Sindicato dos Comerciários de Limeira e Região; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Cerâmicas, da Construção e Mobiliário de Limeira e Região; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas (Subsede Limeira); Sindicato dos Vigilantes de Limeira e Região; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Limeira e Região; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Joia de Limeira; Sindicato dos Empregados em Bares e Restaurantes de Limeira e Região; Sindicato dos Empregados em Condomínios de Limeira e Região; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papelão de Limeira e Região; Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Limeira e Região e Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Limeira e Região.

As representações abrangem cerca de 80% da massa trabalhadora no município, sendo que seus diretores participam da Comissão Municipal do Emprego, do PST (Programa de Saúde do Trabalhador), Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), além de diversos conselhos e comissões municipais - o objetivo é colaborar junto à comunidade, levando a estas instâncias as demandas da classe trabalhadora.

"Ao longo dos anos, a USTL evoluiu no trabalho de comunicação realizado pelos sindicatos, com uma proposta de levar a mensagem aos trabalhadores de forma dinâmica, ampliando o alcance para toda a sociedade. Desde 2014, a entidade mantém junto com seus sindicatos e entidades parceiras o programa A Hora do Trabalhador, transmitido pela Rádio Educadora de Limeira. O programa é veiculado de segunda a sexta-feira das 18h às 19h e aos sábados das 10h ao meio dia”, afirma.  

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login