Foto de capa da notícia

Praça Toledo de Barros recebe ações do Movimento Verde

Neste 28 de abril, é lembrado o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Para marcar a data, haverá uma ação especial na Praça Toledo de Barros promovido pelo Grupo Gestor do PST – Programa de Saúde do Trabalhador de Limeira. A ação junto da Divisão de Saúde do Trabalhador e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, integrada com a Secretaria de Mobilidade, terá foco nos acidentes de trajeto.

O pano de fundo é o alto número de acidentes envolvendo entregadores por aplicativos. Hoje são cerca de 2 milhões desses trabalhadores no país. "A maioria deles, jovens, que quando não morrem nos acidentes acabam machucados, mutilados, com sequelas graves, sem amparo", ressaltou Júnior.

Haverá orientação, apresentação de dados e oferecimento de serviços de saúde à população, como aferição de pressão arterial. O objetivo é conscientizar sobre a data e sobre a importância de atenção ao trânsito para evitar acidentes – em Limeira, 25% dos acidentes de trabalho são acidentes de trajeto.

"Além de impactar o SUS, e prejudicar nossa atividade econômica, acidentes e doenças ceifam a vida e a saúde da nossa população diariamente, e exigem urgência na elaboração de políticas públicas. Federais, estaduais e municipais. Os poderes municipais têm o dever de participar do problema, apresentar projetos de lei, fiscalizar os atos do Executivo, pensar soluções. Só assim podemos caminhar para termos ambientes de trabalho mais seguro para todos" finalizou Júnior em sua fala na Tribuna.

Conforme divulgado recentemente pela Gazeta,  em Limeira, números do PST apontam 1.875 acidentes de trabalho em 2022, com uma morte. O trabalho foi ampliado no ano passado, com a incorporação de dois fiscais e uma enfermeira. As inspeções nas empresas cresceram 167%. As notificações, registradas no caso de irregularidades, cresceram 75%. "O PST vem sendo melhorado a cada ano, fruto do trabalho dos representantes do grupo gestor", disse Júnior, "mas muito ainda precisa ser feito para garantias de saúde e segurança do trabalhador".

O PST tem como tarefa a proteção e prevenção, a recuperação e a reabilitação da saúde do trabalhador submetido a riscos e/ou patologias advindas das condições de trabalho, além de contribuir para a redução e/ou eliminação dos riscos à saúde nos locais de trabalho. Além disso, organiza um banco de dados sobre saúde e segurança nos locais de trabalho na cidade.

Composto por representantes de sindicatos de trabalhadores e de sindicatos patronais, pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba e Instituto Nacional do Seguro Social, o PST teve a Divisão de Saúde do Trabalhador criada em 2014 para consolidar o esforço das entidades – divisão sob coordenação técnica da psicóloga Débora Araújo.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login