Pacientes relatam dificuldade para retirar remédios
Após descentralização da Saúde Mental, há regiões desassistidas, como, por exemplo, a do Jardim Aeroporto
A descentralização de medicamentos da Saúde Mental foi anunciada pela Secretaria da Saúde de Limeira e os medicamentos que, antes, eram retirados na região central, agora passam a ser retirados em cinco unidades de saúde diferentes. Para alguns pacientes, no entanto, a situação dificulta, já que há regiões desassistidas, como, por exemplo, a do Jardim Aeroporto.
Moradora ouvida pela reportagem comenta que a mãe, de 70 anos, faz uso de remédio controlado e se consulta na UBS do Jardim Aeroporto, região em que mora. Na última vez que fez a consulta, foi informada de que não retiraria mais no Ambulatório de Saúde Mental e que ela deveria procurar pela UBS do Jardim Nova Europa. Segundo a leitora, para quem tem veículo, a distância pode ser considerada próxima, mas é dificultoso para quem usa o transporte público.
“Fui retirar e naquele dia não tinha o remédio no Nova Europa, só no Campo Belo ou Nova Suíça. O atendente fez a gentileza de informar onde tinha, sendo que estava fechando para almoço. Fui até a UBS Nova Suíça buscar, mas se fosse a minha mãe, não teria condições, porque sequer tem ônibus na nossa região que vai para lá. Ela teria perdido viagem no Nova Europa, precisando voltar quando tivesse o remédio”, cita a moradora.
Para ela, é inexplicável que a UBS do Aeroporto ou o Ambulatório do Rubi não sejam polos de entrega de remédios controlados. “Pelo tamanho da população que reside nessas e regiões e dependem dos serviços. Além disso, o deslocamento para a Saúde Mental era bem mais acessível do que para bairros próximos, que nem sempre tem linha de ônibus ou fica longe para ir a pé”, comenta.
Outra leitora também procurou a Gazeta com questionamento semelhante. “Meu pai mora no bairro Teixeira Marques e a orientação era a retirada no posto do Nova Europa ou Campo Belo. São distantes do local que ele mora e terá que pegar dois ônibus, o que não ocorreria quando o espaço ficava na região Central”, destaca.
CINCO PONTOS
Os cindo pontos anunciados pela Prefeitura são: UBS Abílio Pedro, UBS Campo Belo, UBS Nova Europa, UBS Nova Suíça e UBS Vista Alegre.
A Gazeta questionou a Prefeitura de Limeira sobre a situação, inclusive se há a intenção de ampliar o número de unidades de saúde como referência, mas não houve retorno até o fechamento da edição.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login