Foto de capa da notícia

‘Empreendedorismo é um estilo de vida que envolve inovação’



Juliana Osti é diretora da Fábrica de Inovação de Limeira, instituição que atua no desenvolvimento local

“O empreendedorismo, para mim, é um estilo de vida, que tem um conjunto de valores, como criatividade, inovação, resiliência, persistência, coragem e paixão”. A frase é de Juliana Osti, diretora da Fábrica de Inovação de Limeira.
A instituição sem fins lucrativos e apartidária tem como objetivo atuar no desenvolvimento local a fim de fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo. Ela comenta sobre os objetivos e projetos da associação e também sobre a importância dessas ações na educação empreendedora de jovens.

Quais os objetivos centrais da Fábrica de Inovação?

A Fábrica de Inovação Limeira (FDI) é uma associação sem fins lucrativos e apartidária, que tem como objetivo atuar no desenvolvimento local a fim de fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo, promovendo dezenas de atividades que incentivam ideias inovadoras na cidade.

Como nasceu essa proposta?

Fundada em 10/02/2015, há mais de 8 anos, ela surgiu baseada no conceito de Tríplice Hélice, que é um conceito reconhecido internacionalmente como guia de políticas e práticas para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento. Atuando nessa tríplice, contamos com atores do poder público, da academia e das empresas.

Quais os principais projetos desenvolvidos?

Entre nossas iniciativas, podemos destacar o Encontro de Inovação, Desafio do Conhecimento, Resolve Aí, Inovação na Real, além de palestras e oficinas que são ministradas em escolas públicas e universidades/faculdades.

Para você, o que é empreender?

O empreendedorismo para mim é um estilo de vida, que tem conjunto de valores, como criatividade, inovação, resiliência, persistência, coragem e paixão. É um modo de vida que incentiva a busca contínua de novas ideias, a busca de oportunidades e a disposição para assumir riscos calculados.

Quais os desafios do empreendedorismo hoje?

Acompanhar a evolução tecnológica que cada dia está mais rápida. Quando comecei a trabalhar na década de 90, desenvolvíamos produtos que permaneceriam no mercado por décadas. Hoje, as mudanças são constantes e um produto pode se tornar obsoleto da noite para o dia.
Ainda temos aqui no Brasil o desafio da instabilidade jurídica e um de sistema tributário complexo, que fazem com que as empresas invistam tempo e dinheiro que poderiam ser utilizados em outras áreas de desenvolvimento de produtos e novos negócios.

Limeira ocupa destaque como cidade empreendedora. Como avalia essa informação? Qual diferencial do município?

Limeira tem vocação empreendedora. É incrível a diversidade de empresas e do que produzimos aqui. A nossa produção vai desde equipamentos da indústria pesada até o desenvolvimento de software de segurança para o exército Brasileiro. Essa diversidade  de empresas é um diferencial, pois é um ecossistema forte que fornece às empresas acesso a fornecedores, clientes, conhecimentos e oportunidades.
A nossa posição geográfica que garante o acesso às principais rodovias do país, fazendo com que a logística das empresas seja mais eficientes.
Temos também colégios técnicos, como Cotil, Senai e Trajano que garantem a formação de profissionais qualificados para o mercado quando finalizam o segundo grau.

Empreendedorismo se aprende? Se sim, de que maneira jovens podem ser estimulados a essa visão?

Empreendedorismo e tudo na vida pode se aprender. Na Fábrica de Inovação temos diversas inciativas para despertar o espírito empreendedor nos jovens.

- Nós gostamos de levar desafios onde os jovens são incentivados a pensar em soluções criativas para problemas do dia a dia. Isso ajuda a desenvolver a mentalidade empreendedora.

- Promovemos encontros com empresários empreendedores que contam seus desafios e como foram superados, para inspirar e motivar.

-  Programas com trilha onde os jovens possam aprender como os negócios funcionam, incluindo finanças, marketing e gestão.

Fale um pouco sobre sua história como empreendedora

Comecei a trabalhar no começo da década de 1990 era bem nova cresci junto com a empresa. Vivi de perto as crises do plano Collor, Plano Real, Crise de 2008, Impeachment da Presidenta Dilma, toda essa vivência me ensinou que todos os dias há um desafio, mas com trabalho, persistência e preparo há sempre um caminho para superá-lo.

Quais os planos futuros da equipe da Fábrica de Inovação?

A Fábrica de Inovação quer continuar tem calendário de eventos para todo ano de 2023 com objetivo de continuar disseminando práticas para fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login