Criança é picada por escorpião no Alberto Savoi e mãe denuncia
Espaço recebe pessoas de seis a 90 anos para aulas esportivas; usuários relatam infestação
A piscina municipal Alberto Savoi recebe o público de Limeira para aulas de natação e hidroginástica. A Gazeta recebeu denúncia de uma mãe que relata a presença de escorpiões no local. O filho dela, de apenas 1 ano e oito meses, foi picado no espaço público, no último dia 31.
Mariana Regina Batista relata que recebeu, em sua casa, visita de agentes do Zoonoses, mas que não teve nenhum contato da parte equipe responsável pela piscina após a situação com seu filho. Segundo ela, os relatos de infestação são comuns.
“Hoje mesmo pela manhã foi encontrado outro escorpião. Há relatos dos próprios funcionários de terem encontrado esses animais. É uma situação muito preocupante”, disse.
Ela frequentava o local porque a filha tem um laudo de indicação para as aulas de natação, mas desde o ocorrido, cita que não irá leva-la às aulas diante da gravidade. O filho menor acompanhava a mãe e irmã no local quando foi picado. “Após a visita dos agentes em minha casa, me relataram que o local necessita de reformas. Esse problema é de conhecimento da Prefeitura. Soube ainda que existe esse projeto, mas sem prazo”, cita.
Recentemente, o espaço foi fechado para dedetização. A Prefeitura chegou a informar pelo seu site oficial que a ação ocorreria entre os dias 24 e 26 de março. No entanto, o filho de Mariana foi picado no último dia 31 do mesmo mês, o que aponta que a ação não serviu para solucionar o problema.
A piscina municipal recebe para aulas crianças e idosos, justamente o público mais vulnerável a esse tipo de animal.
NECESSIDADE DE REFORMA
Antes da situação envolvendo a picada do escorpião, a necessidade de reforma havia sido apontada pela Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara, que esteve no local em 16 de março. Vereadores verificaram as condições estruturais e o atendimento aos munícipes. Participaram os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente; e Adir Almeida (PDT), secretário.
“Durante a visita, a Comissão constatou a necessidade de reforma dos vestiários e da adequação de uma área para familiares que acompanham as crianças nas aulas (já em processo de licitação para realização da obra), substituição da tela de contenção da piscina, modernização e ampliação da academia, com compra de alguns aparelhos, como barra metrada, colchonete, caneleira, elásticos; implanta barra nas piscinas para que as crianças possam se apoiar. Também foram apontadas demandas para instalação de aquecimento e de escada (na parte mais funda) na piscina olímpica”.
Segundo informado à Câmara, 1,4 mil pessoas participam das aulas de hidroginástica no local. Além disso, cerca de 430 munícipes praticam atividades de musculação. O público atendido tem faixa etária entre seis e 90 anos.
TRANSFERÊNCIA
Segundo a mãe ouvida pela Gazeta, o pedido dos pais é que ocorra a transferência das aulas para outro local enquanto ocorrem as reformas necessárias. Muitas crianças possuem laudo médico que comprova a necessidade da atividade e não podem ficar sem esse atendimento.
A Gazeta abriu espaço para que a Prefeitura de Limeira se posicionasse, mas não houve retorno.
//BOX///
Vereador apresenta requerimento
sobre ações em prédios públicos
No final da tarde de ontem, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) apresentou um requerimento ao Executivo em que questiona sobre ações em prédios públicos no sentido de controle de pragas. No texto, o parlamentar pergunta também se há projetos de melhorias para a piscina municipal Alberto Savoi.
“A Prefeitura Municipal de Limeira tem ciência da infestação de animais peçonhentos no prédio público, no qual recentemente (31/3/2023) uma criança de 1 ano e 8 meses foi picada por escorpião, tendo que ser hospitalizada? Quais providências estão sendo ou serão tomadas para sanar essa situação, leia-se acabar com a infestação de animais peçonhentos naquele local? Existe projeto de reforma da Piscina Municipal Alberto Savoi? Se sim, já foi aberto o processo licitatório? Qual a previsão de início e termino da obra?”, são alguns dos questionamentos feitos pelo vereador em documento.
Segundo o requerimento, o objetivo da ação é fiscalizar. (Cintia Ferreira)
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login