Foto de capa da notícia

Cresce nº de empresas abertas, mas fechamento também sobe

 

 

Professor da Unicamp compara ação com outros municípios e sugere mais políticas públicas

 

 

Dados do Mapa de Empresas, do Governo Federal indicam que Limeira teve 790 novas empresas abertas nos primeiros três meses de 2023, enquanto foram 389 extintas no mesmo período - o que deixa um saldo de 401 empresas.  Em relação ao ano passado, Limeira teve 743 novas empresas abertas nos primeiros três meses de 2022, enquanto foram 294 extintas no mesmo período – o que deixa um saldo de 449 empresas.  No total, Limeira possui 42.069 empresas ativas em 2023.

Professor de Economia e Finanças da FCA/ Unicamp Luiz Eduardo Gaio também avaliou os números relativos aos anos de 2021 e 2022.

Os números do Mapa de Empresas do Governo Federal mostram que Limeira teve um resultado positivo em 2022. Houve um aumento no número de novas empresas abertas durante 2022 em relação a 2021. Foram 7943 novas empresas frente 7861 de 2021. Uma alta de 1% de um ano para outro. Os MEIs (Microempreendedores individuais) representam uma parcela significativa desse montante. Das 7943 novas empresas, 7533 eram pequenas, sendo 6661 individuais.

Apesar do baixo crescimento, somente 1%, os números ainda foram positivos. Ao contrário de Americana que teve uma queda de 5,5%, Piracicaba de 3,6%, Campinas 4%, estado de São Paulo 1,3% e Brasil 4,7%. Tais números evidenciam um desaquecimento na economia brasileira que repercutiu nos municípios avaliados. 

FECHAMENTO

“O resultado positivo para o município não é animador quando se analisa também o número de empresas fechadas. De 2021 para 2022 Limeira teve um aumento de 22,6% no número de empresas extintas. Valor superior a média nacional de 17,8%, do estado de São Paulo de 18,9% e demais municípios comparados”, comenta.

AÇÕES

“Para melhorar os números, sugere-se que o governo municipal adote políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e a inovação. É importante que haja um ambiente favorável aos negócios, com menos burocracia e mais incentivos fiscais, por exemplo”, cita o professor.

O Mapa de Empresas do Governo Federal, comenta Gaio, mostra que Limeira teve um tempo médio de abertura de empresa de 3 dias e 6 horas. Tempo superior à média nacional de 1 dia e 10 horas. Além disso, é fundamental que sejam criadas condições para que os negócios já existentes possam se manter e crescer, gerando empregos e renda para a população.

“Outra sugestão é investir em programas de capacitação e qualificação profissional, visando aumentar a produtividade e a competitividade das empresas. O município pode também promover ações que estimulem o comércio local, como feiras e eventos, e fortalecer parcerias com outras cidades e estados, buscando ampliar a base econômica da região”, conclui.

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login