Foto de capa da notícia

Cema: necessidade é de ampliação na estrutura e de profissionais

 

Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara visitou local para verificar sobre atendimento dos autistas

 

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo visitou o Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema). Entre as demandas identificadas pelos parlamentares, a principal é a necessidade de ampliação tanto na estrutura física, quando no atendimento de profissionais. Essa medida é importante devido ao aumento dos diagnósticos. Participaram da visita os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente.
De acordo com a Câmara Municipal, eles foram recebidos pela coordenadora do Centro, Rachel Raphael dos Santos, e pela chefe da Divisão de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, Mayra Antonieta Vasconcelos Araújo. Elas informaram que cerca de 180 pessoas são atendidas pela unidade. O público-alvo são crianças, jovens e adultos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
A necessidade de ampliação se justifica, pois, conforme observaram, hoje a quantidade de atendimentos é três vezes maior que em 2019, quando foram iniciados os serviços. A coordenadora Rachel Raphael informou que por dia há em média quatro novos casos que chegam ao Cema para avaliação. 
O prédio do Cema fica localizado no bairro Jardim Vanessa e conta com oito salas terapêuticas. Pelo fato de a estrutura atual não comportar a demanda de novos pacientes atendidos, a Prefeitura anunciou em 2022 que os serviços serão transferidos para um novo prédio situado na área Central de Limeira. O objetivo, segundo o Executivo, é também facilitar a mobilidade.
Segundo os representantes da unidade, o projeto está pronto, e deve contemplar ao menos 15 salas terapêuticas, além de espaço mais amplo e adequado para desenvolvimentos das atividades multidisciplinares no novo endereço. A Comissão reforçou que está monitorando junto à Prefeitura as etapas do processo de licitação para reforma do prédio que vai receber o Cema. A diligência foi acompanhada pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara, representada pelo servidor da área de Arquitetura, Fernando Mazzeo Grande.

ATENDIMENTO

No local, informa a Câmara, há profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, estimuladores pedagógicos, além de um médico da área de psiquiatra infantil. A finalidade do Cema é promover a interação social, visando o desenvolvimento de habilidades e competências dos atendidos. Para isso, prestam serviço com base na Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, que prevê a intersetorialidade no desenvolvimento de ações e da política de atendimento ao autista. 
A chefe da Divisão de Especialidades, Mayra Araújo, explicou que os casos são avaliados em sua particularidade e as pessoas são atendidas de acordo com as terapias adequadas. Cada atividade terapêutica dura no mínimo 30 minutos, sendo que a quantidade de atividades desenvolvidas no dia depende da situação analisada por indivíduo. Os familiares também são atendidos pelos serviços do Cema, especialmente das atividades pedagógicas. 

Foto Câmara de Limeira
Vereadores identificaram necessidade de ampliação devido alta na procura por atendimento

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login