Foto de capa da notícia

“Sou grato a Limeira por me receber de braços abertos”

Conhecido popularmente como Helder do Táxi, Helder Lucio de Oliveira é natural de Abatiá (PR) e completa, hoje, ao lado de sua família, 30 anos residindo em Limeira. Em seu segundo mandato de vereança na Câmara Municipal, Helder contou a Gazeta um pouco da sua trajetória e relembrou os momentos vividos na cidade que o acolheu. “Sou grato a Limeira por me receber de braços abertos como seu filho adotivo e defenderei essa cidade até quando estiver respirando”.

Casado com Rosane de Oliveira, Helder é pai de duas filhas e atua em diversas entidades e associações de Limeira. Devido a uma crise de seca na agricultura resultando na perca de toda a safra da cidade paranaense, onde trabalhava no campo desde os 8 anos de idade, Helder tomou a decisão de vir a Limeira buscar uma oportunidade. “Cheguei na cidade em 31 de março de 1993 aos 22 anos de idade e distribui meu currículo em diversas empresas. Em 07 de abril de 1993 recebi um telegrama da Companhia União/Coopersucar para comparecer à empresa para uma entrevista, onde fui aprovado e iniciei o trabalho no dia 15 do mesmo mês”, conta.

Aos poucos seus 10 irmãos também se mudaram para Limeira, sendo em 26 de junho de 1993 concretizada a vinda de toda a família com seus pais (Francisco Lacordaire e Maria Polezer) e também a chegada surpresa da Rosane no caminhão de mudança, que com 17 anos de idade teve a permissão de seus pais para iniciar uma vida em Limeira, onde morou com sua tia até se casar com Helder.

“O período em que trabalhei na União foi muito difícil, mas como a vida na agricultura também era árdua acabei me adaptando com rapidez. Após esse período surgiram 2 vagas para conferente na empresa, 25 pessoas estavam candidatas para concorrer as vagas e fui contemplado para exercer essa função, na qual trabalhei durante cerca de 11 anos até a empresa encerrar suas atividades em 2005. Foram 12 anos e 8 meses de dedicação ao trabalho na Companhia União”, conta.

Após esse ocorrido iniciou sua trajetória no táxi, permanecendo neste trabalho até os dias atuais, onde irá completar 18 anos de função. “Quando cheguei em Limeira, só tinha uma moto antiga que vendi para realizar a compra de meio terreno juntamente com Rosane. Aos poucos construímos dois cômodos e o banheiro e decidimos nos casar”, disse. Uma situação inusitada, segundo Helder, foi que por conta da casa ainda não ter cobertura, quando ocorreu a primeira chuva, para não se molharem, tiveram que utilizar os plásticos que haviam sido usados na mudança para se cobrirem. “Tivemos a ajuda dos meus irmãos e amigos para construir a cobertura desses dois cômodos e com o passar dos anos construímos o restante da casa. Passamos por muitas dificuldades”, disse.

Em 1997 concretizaram a formação de sua família com o nascimento da primeira filha Lilian, em 2004 ocorreu o nascimento da segunda filha Estefani, em 2021 teve a felicidade da chegada do primeiro neto Heitor. “E agora para comemorar os 30 anos em Limeira fui presenteado com o nascimento do meu segundo neto, o Anthony”, afirma.

Iniciando sua vida política, Helder disputou o pleito eleitoral pela primeira vez em 2012, obtendo 711 votos. “Com o passar dos anos e com muito trabalho em 2016 disputei novamente a eleição e fui eleito pela primeira vez com 1.263 votos. O trabalho continuou ainda mais intenso e em 2020 disputei a reeleição sendo reeleito com 1.654 votos”, conta.

“Como vereador assumi o compromisso de trabalhar para a população e fiscalizar de perto as ações do Executivo. Uma das principais atividades parlamentares, além de legislar é buscar a transparência e a eficiência dos recursos públicos. A conversão é fazer de tudo para acertar o máximo e errar o menos possível”, disse.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login