Foto de capa da notícia

Santa Casa tem 100% de leitos de UTI pediátrica ocupados

 

 

Situação é considerada atípica; pediatria tem 85% dos demais leitos ocupados   

 

 

 

Os leitos pediátricos na Santa Casa de Limeira registraram, ontem, 85% de ocupação. Já os leitos de UTI pediátrica têm 100% de ocupação em Limeira. Os dados foram confirmados ontem pelo hospital. A situação também se repete em Piracicaba em que os principais hospitais registram alta na internação infantil decorrentes de síndromes respiratórias.

 

Em nota, a Santa Casa informou que são diversas as causas que levam à internação de crianças. “No momento, está predominante a bronquiolite, broncoespasmo e pneumonia”. O quadro é considerado atípico para o momento. No entanto, o hospital ressalta que não há crianças à espera de vagas, ou seja, todas estão sendo atendidas.

 

A instituição orienta que pacientes que tiveram alta devem ser observados caso ocorra retorno dos sintomas, sem melhora, como febre alta. “Este mesmo sintoma, se persistente e associado a outros, deve ser motivo de busca de atendimento médico aos que ainda não passaram por avaliação”, informa.

 

EM PIRACICABA

 

A situação foi mostrada também pelo portal G1 Piracicaba que mostrou que o momento é preocupante também em Piracicaba. “Em Piracicaba, estão com ocupação total a Santa Casa e o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFCP)”, informa a reportagem publicada na quinta-feira, dia 23.

Historicamente, o aumento de doenças respiratórias está ligada a quedas das temperaturas e períodos de tempo seco, circunstâncias ainda não registradas. 

A Prefeitura de Piracicaba informou um aumento de 85% nos atendimentos pediátricos na rede municipal de saúde em relação à média diária. Em situações consideradas normais, a rede pública de saúde de Piracicaba atende no máximo 100 crianças por dia nas unidades de pronto atendimento. Atualmente, a procura fica entre 180 a 250 crianças por dia nas quatro UPAs da cidade.

Na quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ofício aos hospitais Santa Casa de Misericórdia e dos Fornecedores de Cana (HFC) solicitando a abertura de mais vagas hospitalares em pediatria clínica e UTI pediátrica, em caráter emergencial, em razão do aumento da demanda de casos de internação por síndromes respiratórias.

"Estamos cientes que o aumento de casos pediátricos no momento é uma questão regional e que a dificuldade de contratação de profissionais médicos na especialidade também está impactando na prestação de serviço no município, porém, acreditamos que seja possível atender a esse nosso pedido o quanto antes possível", ressaltou o secretário.

 

CAMPINAS

Situação semelhante é registrada em Campinas e outras cidades do Estado de São Paulo.

“Neste período, a recomendação dos pediatras é que a prevenção é a melhor ação para proteger a crianças. Cuidados como manter a carteira de vacina atualizada, o aleitamento materno que oferece proteção natural, evitar levar as crianças a locais de aglomeração como restaurantes, igrejas, shoppings e supermercados. Evitar o contato da criança com pessoas que apresentam qualquer sintoma respiratório e evitar levar os pequenos na creche ou escola, se eles apresentarem qualquer sintoma de gripe”, informa a Secretaria de Saúde do município de Campinas.

 

A Gazeta questionou a Prefeitura de Limeira sobre casos de atendimentos de crianças nas unidades de saúde do município e planejamento de ações. Não houve retorno.

 

 

Foto Divulgação Santa Casa
Bronquiolite, broncoespasmo e pneumonia são as principais causas de internação na Santa Casa

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login