Foto de capa da notícia

'Passim’ estreia turnê em Limeira com apresentação no Teatro Vitória

O grupo Passim em sexteto estreia em Limeira a sua turnê "Passim: 7 anos aqui e lá", uma celebração à trajetória do projeto e seus dois álbuns que já rodou por mais de sete países e diversos estados e cidades do Brasil. O show, nesta sexta-feira (31), às 20h, no Teatro Vitória tem entrada gratuita e repertório que passeia pelos fados portugueses, rasgueados espanhóis, modinhas, choros, modas de viola, cantorias nordestinas e marchas-rancho. A artista limeirense Josie é a convidada para a abertura.

O sexteto, em sua peculiar formação, traz Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (arranjos, violão e voz) acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês e oboé) e Rui Kleiner (bandolim). O projeto reúne as melhores canções dos dois álbuns lançados: "Passim" (2016), gravado em Portugal, com participação de músicos portugueses e italianos, e "Passim II" (2021), gravado no Brasil, com participação especial de Mônica Salmaso e Andrea dos Guimarães.

Com exclusividade, o grupo destacou para a Gazeta a expectativa para o show em Limeira, escolhida para a estreia da turnê. "Com alegria, Passim comemora 7 anos, com 7 shows presenciais em 7 cidades do Estado de São Paulo. Levar daqui pra lá, trazer de lá para aqui, o grupo homenageia e reflete, de maneira crítica, sobre uma importante faceta da música brasileira, contando e cantando sua própria história ao passo que continua a escrevê-la", diz Vandreza Freiria, produtora executiva do projeto.

Ela cita os vínculos afetivos e históricos que o sexteto tem com a cidade. “O repertório do show apresenta arranjos minuciosamente escritos para cada instrumento, que transitam entre ritmos da cultura brasileira e suas linguagens com texturas únicas para as histórias cantadas”, disse. A composição das canções traz gêneros da música popular brasileira em sincronia com a influência da música ibérica - fados portugueses, rasgueados espanhóis, modinhas, choros, modas de viola, cantorias nordestinas, marchas-rancho, entre outros. 

"O projeto também sintetiza as influências musicais mais marcantes do início da minha carreira: das canções caipiras cantadas em minha casa à música de Villa-Lobos, das cirandas e xotes dançados com meus amigos até o mestre Elomar. Acho que os anos de pesquisa das tradições musicais brasileiras junto com estudos da música erudita dançam nas notas que escrevi, uma a uma, nos arranjos dos dois discos e que temos o prazer de trazer tal como lá estão para os palcos, ao vivo", diz Flávio Vasconcelos, diretor artístico do projeto.

Premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto "Passim: 7 anos aqui e lá" acontece em sete cidades do interior do Estado de São Paulo: Limeira (31/03), Rio Claro (01/04), Santa Bárbara d'Oeste (02/04), Espírito Santo do Pinhal (15/04), Araras (16/04), São Luiz do Paraitinga (21/04) e Ubatuba (22/04). 

Para incentivar a produção musical autoral e trazer um pouco da alma de cada um dos lugares por onde o grupo vai passar, Passim convidou uma "cantautora" local para abrir o espetáculo musical em cada cidade. Em Limeira será a cantora, compositora (mais de 50 composições) e instrumentista de berço musical Josie, com suas canções que transitam pelo universo MPB e POP, com influências de blues, jazz e soul, que vêm ganhando destaque na cena paulista. Recentemente ela foi destaque na Gazeta ao lançar seu novo single “Sofá”.

Um Concerto Didático também será realizado para os alunos do COTIL (Colégio Técnico de Limeira - Unicamp), instituição de ensino técnico público estadual, no dia 17 de abril, às 10h. O objetivo é contribuir para a formação de público, proporcionando o contato direto com a banda e estimulando a busca por estilos musicais não convencionais.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login