Foto de capa da notícia

Pandemia impulsiona procura por seguros residenciais

O sistema de trabalho home office (teletrabalho), adotado por grandes empresas, públicas e privadas, em função da pandemia do novo coronavírus, mudou a relação das pessoas com os cuidados em casa. Pequenos reparos, antes despercebidos com a correria do dia a dia, acabou influenciando na procura por seguros residenciais. Em Limeira, só em 2022, houve um aumento nesta demanda de 8,7% se comparado a 2021, segundo dados da MAPFRE, uma das principais seguradoras do mundo.

De acordo com o diretor territorial da MAPFRE, Antônio Edmir Ribeiro, o seguro residencial pode ser acionado não só em casos de incêndio, roubos e vendaval, mas em pequenos reparos, onde já se sente uma falta de mão de obra no mercado, como é o caso de atendimento de chaveiro, eletricista e até de encanador. “É possível contratar esse serviço para pequenos reparos de tubulação, quebra acidental de vidros, fechaduras de portas, troca de lâmpadas ou até mesmo em manutenção de caixa d’água e ar-condicionado”, destaca o executivo.   

Ribeiro esclarece que o custo de uma casa ou de um apartamento é grande. A pessoa que possui um imóvel pode contratar um seguro residencial e colocar as coberturas que julgar necessário. “Muita gente acha que o seguro residencial, ou até mesmo o seguro de vida são adquiridos por preços altos, mas é importante ressaltar que existem coberturas a partir de R$ 25 mensais e que podem oferecer esse tipo de comodidade.

Quem mora sozinho, por exemplo, sente uma enorme dificuldade de achar profissionais para manutenção na casa e o seguro pode ajudar nos momentos mais complicados e evitar que você tenha que gastar todas as suas economias ou até se endividar para corrigir problemas em sua casa. Por isso é importante conhecer as coberturas que os seguros oferecem”, disse.

Nesta época do ano, com as chuvas frequentes, é comum danos por raios. “Se um deles cair na sua casa pode queimar utensílios. Assim, por mais cuidado que você tenha com sua residência, poderá ter prejuízos. Há seguros que cobrem quedas de raios e pagam os danos causados por eles, de acordo com a apólice”, disse. Ele também cita casos de acidentes com velas. “Uma vela acesa, curto-circuito ou outro problema pode resultar em fogo, ou em caso de explosões com botijão de gás”, afirma.

Na MAPFRE, é possível montar o seguro residencial acessível. Além disso, na hora da contratação é possível escolher o valor da apólice do seguro. Essa quantia refere-se ao valor máximo que será pago como indenização, caso o imóvel seja afetado em alguns dos pontos para os quais têm cobertura. Vale lembrar que a opção de casos de responsabilidade civil familiar cobre danos causados a terceiros, se receber reclamação judicial ou extrajudicial. “Vamos supor que o seu cachorro fuja e morda alguém ou que seu filho chute a bola na janela do vizinho e quebre o vidro. Os gastos poderão ser pagos por meio do seguro de casos de responsabilidade civil familiar. Em caso de sinistro, é preciso entrar em contato com o atendimento 24 horas, para solicitar o auxílio necessário. Isso vale também para as assistências, como serviço de chaveiro e encanador”, destaca.

De uma forma geral, Edmir explica que desde 2020, com a pandemia, as famílias passaram a se atentar mais à proteção de seus patrimônios e seus negócios. “A tendência dos consumidores está em contratar coberturas para acidentes pessoais e doenças graves, tendo a telemedicina como benefício adicional. As pessoas perceberam que seguro não se trata de uma despesa, mas sim uma garantia financeira frente a situações inesperadas, como um investimento. Obviamente, que nem todos os impactos podem ser previstos, mas eles podem ser sanados pelas coberturas de um seguro de vida adequadas à realidade de cada indivíduo, principalmente, se for proveniente de uma seguradora de confiança”, complementa.

Para obter mais informações da MAPFRE sobre os tipos de serviços que o seguro residencial oferece, o diretor ressaltou que em Limeira a população pode acionar um corretor de seguros. “Eles são os profissionais mais indicados para analisar a melhor forma e qual melhor seguro para cada tipo de situação. Além do residencial, a empresa trabalha com seguro de vida, comércio e agrícola. “Com as mudanças climáticas, também foi perceptível o aumento por seguro agrícola devido aos prejuízos causados por granizo, geada, ou mesmo na perda de produtividade para quem cultiva soja, milho, arroz, entre outros. Esse tipo de seguro oferece ao agricultor a troca de uma dúvida por uma certeza”, afirma.

A MAPFRE é a maior seguradora da América Latina e atua em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. A empresa tem mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo.  Além disso, a companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.  Mais informações podem ser obtidas no site https://www.mapfre.com.br/

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login