Diabetes: diagnóstico precoce ajuda no tratamento
O diabetes é uma doença silenciosa, mas que pode ser controlada. O Dr. Ricardo Bezerra, médico da família do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, fala sobre os principais sintomas da doença, que também deve ser investigada em nível familiar.
O que é o diabetes
"O diabetes é uma doença crônica que está em crescimento em todo o mundo hoje. Ela se inicia principalmente nos pacientes a partir de 50 anos de idade, mas pode acontecer mais novo. Ocorre por conta do estilo de vida sedentário, sem fazer exercícios, com uma alimentação desregrada, geralmente rica em açúcares e pobre em frutas, verduras e proteínas. O diabetes é o acúmulo de açúcar no organismo, o que causa danos. Esses danos podem ficar imperceptíveis por cerca de 10 anos. Passado esse tempo, o paciente começa a sentir algum sintoma e recebe o diagnóstico de diabetes".
A prevenção
"É muito importante se cuidar desde cedo, tendo uma vida saudável. A alimentação deve ser regrada, com frutas, legumes e produtos integrais, e pobre em carboidratos e em farinha. Assim, se a pessoa for ter o diabetes, que ocorra o mais tardiamente possível. Agora, é importante que a pessoa a partir dos 45 de idade e principalmente quem tem caso na família, já faça a pesquisa. Diagnóstico precoce, no caso de pessoa sem sintoma mas com casos na família, permite um tratamento antecipado".
Os sintomas
"Os sintomas geralmente são sede excessiva e emagrecimento mesmo se alimentando. Outro ponto é urinar várias vezes por dia e em grande quantidade. Em alguns casos, o xixi junta formigas, pois tem muito açúcar. Com qualquer um desses sintomas, procure seu médico".
Nada de pânico
"Diagnosticado o diabetes, não precisa entrar em pânico! O tratamento evoluiu muito e pode ter medicações, se necessário. A maioria dos casos requer o mesmo tratamento que se faz para evitar ter diabetes: ter um estilo de vida saudável, fazer exercícios físicos e uma alimentação correta. Diabetes precoce pode ser tratada com medicações orais, além de melhoria no estilo de vida. Se for mais complexo, a insulina pode ser indicada".
O uso da insulina
"A medicação injetável é um pouco incômoda, mas a insulina é importante nos casos avançados, já que ela controla o diabetes. Então, se foi prescrito, não tenha medo! Tire as dúvidas com seu médico, mas não deixe de usar insulina porque ela evita complicações. As principais complicações são a retinopatia diabética, uma doença nos olhos, ou a neuropatia periférica, que é uma doença dos nervos das extremidades. O paciente da neuropatia perde a sensibilidade, e pode machucar os pés e não sentir. Isso infecciona o local, gerando, em alguns casos, a amputação. Além disso, o diabetes afeta os rins e aumenta o risco de infarto ou AVC".
Programa "Viver Bem"
"Todo paciente merece uma vida plena. Pensando nisso, o Hapvida montou o programa 'Viver bem', que identifica precocemente os pacientes com diabetes. Orientamos sobre vida saudável, mas também entendemos o contexto familiar do paciente, que será auxiliado, junto de seus familiares. O cliente Hapvida pode ligar no telefone 4020-1785, no call center exclusivo do programa, e saber como participar".
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login