Setembro Amarelo: "a vida é a melhor escolha"
A campanha relativa ao Setembro Amarelo tem um slogan diferente esse ano: "A vida é a melhor escolha". A ação tem se ampliado, já que a depressão e a ansiedade crescem entre a população mundial.
Nesse sentido, a prevenção ao suicídio tem na rede de apoio um importante aliado. Psicólogo do Hapvida NDI , Carol Costa Júnior destaca a participação de familiares e amigos no auxílio às pessoas que apresentam estas patologias. Em casos mais graves, a ajuda deve ser buscada entre profissionais da Saúde.
A campanha ocorre desde 2014, reunindo entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina. Os dados apontam média de 38 registros de suicídios por dia no Brasil.
Porém, a questão é mundial – notadamente na região das Américas.
"A depressão e a ansiedade já se tornaram o mal dos tempos modernos, levando parte das pessoas e nós mesmos a mudarmos o comportamento, muitas vezes tendo um movimento de tristeza. Isso pode influenciar a nossa atitude diante da vida", relata o psicólogo do Hapvida NDI.
A importância da rede de apoio
Nesse cenário, é muito importante saber a quem recorrer. "É aí que surge o que chamamos de 'rede de apoio'. A família precisa estar engajada muitas vezes. A pessoa que está passando por isso não percebe, mas quem está próximo, percebe", conta o psicólogo.
A colaboração da sociedade vem com ações em um momento específico, como o Setembro Amarelo. Autoridades também defendem a discussão do tema, por meio de diretrizes fixadas pela campanha, em outros períodos do ano, além do mês de setembro.
Família, amigos e colegas de trabalho e escola podem auxiliar. Em parte dos casos, surge a necessidade de atendimento. "Há recomendação de intervenção medicamentosa em casos mais graves", destaca Costa.
Porém, a existência dessa rede precisa ser de conhecimento dos envolvidos. "É importante que a pessoa saiba que pode contar com essa rede de apoio, ou que busque profissionais que estão preparados para lhe ajudar em um momento difícil na vida", afirma Carol Costa Júnior.
"A vida é feita de momentos alegres e difíceis. O importante é seguir adiante e aprender com as contingências que a vida traz", avalia o psicólogo. A alegria de viver resulta justamente de entender essas contingências, afirma.
O atendimento aos pacientes tem se aprimorado bastante. A evolução resulta, em parte, da própria percepção dessa rede de apoio diante do quadro de melancolia. Segundo Costa, um bom parâmetro para saber se há um movimento patológico é quando a pessoa abandona as atividades comumente feitas. "Nessas condições, deve-se buscar atendimento especializado", recomenda.
O cenário envolvendo jovens e adolescentes apresenta questões específicas, como a automutilação. A prevenção leva o lema "Toda vida importa".
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.
Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login