Foto de capa da notícia

Psicóloga destaca os benefícios das amizades em nossas vidas

A amizade traz vários benefícios à vida das pessoas. No relacionamento ou até mesmo na saúde, esses benefícios melhoram nossa qualidade de vida.

A avaliação é de Ivana Teles, psicóloga do Sistema Hapvida. O tema tem tido tanta relevância que até mesmo organismos internacionais, como a ONU, reservam espaço para debates. 

O surgimento de grupos é natural entre as pessoas. "O ser humano é um ser sociável. E é justamente aí que surgem os desejos, as necessidades de estarmos incluídos em grupos e até mesmo formar vínculos, como, por exemplo, a amizade", afirma Ivana.

Os vínculos ocorrem tanto dentro como fora da família. E esse comportamento é bastante saudável. "Formamos vínculos e amizades que são positivos para o nosso desenvolvimento e para a qualidade de vida", conta ela.

Há até uma data mundial sobre o tema. O Dia Internacional da Amizade, celebrado anualmente em 30 de julho, resulta de uma decisão da 165ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro das práticas que integram a "Cultura de paz e da não-violência".

Realizada em 2011, a reunião mostrou "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo". Contou com a participação de grande parte dos 193 países que integram a ONU.

Conflitos são aprendizados

"Vínculos duradouros de amizade são muito bons para o nosso desenvolvimento pessoal", reforça Ivana Teles. É claro que devemos estar preparados, pois conflitos são naturais, segundo a psicóloga. Mesmo quando a felicidade parece desafiada, há chances de melhorarmos.

"Diversos aspectos da nossa psique são estimulados. Os exemplos mais comuns são a paciência, o respeito ao próximo e a construção de empatia. Aprendemos a lidar com algumas frustrações e com o desejo do outro. Enfim, a amizade só tem benefícios", afirma Ivana.

A amizade auxilia no campo emocional. "Quando não estamos bem, vamos buscar ajuda dos amigos para desabafar", exemplifica.

A relevância também é notada em situações de estresse, ansiedade e tristeza. "Essa integração ao grupo de amigos, por si só, acaba sendo muito positiva para as emoções", afirma Ivana.

A melhoria da qualidade de vida se mostra presente nos relacionamentos de amizade. "Se você participa de um grupo de amigos que têm hábitos saudáveis, isso também pode ser muito bom. Afinal de contas, você pode acabar estimulado a introduzir em sua vida esses hábitos, até mesmo pela convivência", conta a psicóloga.

Uma alimentação melhor, dar mais atenção à saúde e até mesmo praticar esportes constam da lista de benefícios, nesse cenário. Como resultado, há diminuição do risco de doenças e ampliação da longevidade.

 

Ivana Teles, psicóloga do Sistema Hapvida

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login