Foto de capa da notícia

CAMPL orienta jovem sobre vida profissional e finanças

O projeto “Mapas e Mentores” está completando 7 anos em 2022. Ao longo desse tempo, orientou jovens aprendizes do CAMPL Patrulheiros em suas vidas pessoal e profissional. A preparação inclui discussão sobre o futuro desse jovem e a relação com a família, profissão e finanças pessoais. O idealizador do projeto, Flavio Ferraz conta que semestralmente são selecionados 20 jovens do CAMPL para as oficinas e orientações realizadas aos sábados, de olho no talento e habilidades de cada um deles.

O “Mapas e Mentores” utiliza método baseado em conceitos de “mind mapping” e lança ao jovem um desafio: “Onde estarei daqui a 3 anos". Com a projeção de futuro, o projeto trabalha seu presente de ações e a construção de uma visão ampliada de vários aspectos de sua vida. "Apoiamos o jovem a criar seu próprio mapa, e nós mentores os orientamos nos aspectos que geram dificuldades, como medos inconscientes e pressões da sociedade, entre outros. Chamamos de 'mapas mentais', mas a expressão pode ser expandida para 'mapas emocionais'", comenta Flavio, um empresário limeirense do ramo da construção baseado em São Paulo.

ADMINISTRANDO O DINHEIRO

Cerca de 150 jovens já participaram. O formato pós-pandemia trouxe como novidade o tema “Educação Financeira”. Nele, o jovem recebeu R$ 100 e passou a administrar o pagamento de contas e ter noções de economia doméstica, entre outros. "Foi sensacional ver a reação do jovem ao receber o primeiro cartão de débito em seu nome. Aos 15 anos de idade, entender o poder do dinheiro e como lidar com essa energia é gratificante", explica Flavio.

Priscila Amaral, empresária do mercado financeiro e uma das organizadoras do projeto, mostrou aos jovens a diferença entre juros simples e composto, e como práticas financeiras geram riscos. "Uma dívida de R$ 1 mil não paga se transforma em 2 mil reais em poucos meses", exemplifica Priscila.

O tema é bastante atual. Cerca de 77% das famílias brasileiras estão endividadas – quando há dívidas em atraso ou não, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), de abril desse ano. A outra novidade, o podcast “Mapas e Mentores” no Youtube, já está em seu quinto episódio. A primeira entrevista teve participação do prefeito Mario Botion, que falou sobre sua juventude, e do empresário Adriano Rogério. 

Do mesmo episódio, participou Alícia Francisco, da primeira turma do projeto. "Criei meu Linkedin bem turbinado no projeto, e isso foi valioso para o meu desenvolvimento profissional. Entendi a diferença entre uma rede social e uma rede profissional, o que me diferenciou", explica Alícia, hoje estudante de Engenharia. 

A intenção agora é ampliar a mentoria para as famílias. "Como entendemos em que momento estão e o que podemos fazer para apoiá-los nessa jornada, vamos trazer para as oficinas os pais e tutores dos alunos do CAMPL", explica Flavio.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login