Munícipe denuncia possível negligência em serviço de saúde
A moradora do Bairro dos Pires, Cleonice Mantovani relatou a dificuldade da mãe, Celina Buramel dos Santos, de 73 anos, em realizar uma cirurgia de vesícula. Ela aguarda a operação desde 2019. O vereador Marco Xavier (Cidadania) quer acesso à cópia integral do processo e esclarecimentos do Executivo sobre os apontamentos.
Segundo a denunciante, quando a idosa foi diagnosticada foram realizados via SUS os exames necessários, de sangue, ultrassonografia e raio-x, para retirada da vesícula. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional de Piracicaba, porém recebeu alta e foi informada que o procedimento seria adiado. Cleonice explicou ainda que o período da pandemia prejudicou o agendamento da cirurgia, mas reclamou que, apesar de as cirurgias eletivas terem sido retomadas este ano, a operação não foi sequer agendada.
Após a família ter enfrentado diferentes reveses, conforme mencionou, na tentativa mais recente de atendimento o médico solicitou a repetição de todos os exames e, ao confirmar a necessidade da cirurgia, disse que a paciente entraria na fila de espera para o procedimento cirúrgico. “De novo, ela estava aguardando desde maio de 2022, com todos os exames prontos, mas quando retornamos recentemente com minha mãe à Policlínica, a atendente constatou que o pedido de cirurgia nem havia sido formalizado”, denunciou a munícipe.
Considerando a urgência do caso e agravamento do quadro de saúde da paciente, o vereador deliberou a expedição de ofício ao Poder Executivo, diretamente ao secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, para que se manifeste sobre os termos da denúncia. O assunto foi abordado ontem em reunião com a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara. Além de Marco, compõem o colegiado os vereadores Everton Ferreira (PSD) e Lu Bogo.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login