Foto de capa da notícia

Mulheres representam 52% do eleitorado limeirense

Dados estatísticos da Justiça Eleitoral mostram que 52% do eleitorado de Limeira é formado por mulheres. O município contabiliza 230.262 eleitores aptos a votarem este ano. A maioria, que representa mulheres, está na faixa etária de 40 a 44 anos. Em seguida, aparecem as mulheres de 30 a 34 anos. Já em terceiro lugar aparece a faixa etária de 50 a 54 anos. Os números mostram que essas mulheres estão em plenas condições de exercer a soberania popular prevista na Constituição Federal de 1988, que define a possibilidade de votar e se candidatar nas eleições como um valor igual para todos, segundo o TSE.

Não só em Limeira, mas o índice nacional também aponta a maior parte do eleitorado composto por mulheres. Ao todo, são 82.373.164 de eleitoras, o que equivale a 52,65% do total. Já os homens são 74.044.065, sendo 47,33%. Há ainda outros 36.782 votantes sem informação, num total de 0,02%. O estado de São Paulo continua a ser o maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% de todos os eleitores. Isso significa que, a cada cinco votantes no país, um reside em São Paulo. Em seguida aparecem os estados de Minas Gerais, com 10,41% do total de eleitores e Rio de Janeiro, com 8,2%. Ao todo, a região Sudeste concentra 42,64% de todo o eleitorado nacional.

ESTATÍSTICAS 

O eleitorado de Limeira aumentou 6,3% em comparação aos dados de 2018. Nas últimas eleições, 216.609 limeirenses estavam aptos a votarem. Outro dado apontado pelo TSE, é de eleitores com nome social. Hoje, são 39 pessoas.  O perfil de escolaridade aponta que 35% tem o ensino médio completo e 15,9% com diploma universitário. Mais um dado interessante é que 48% dos eleitores são casados e 41% solteiros. O índice de divorciados é de 6%.  Os dados foram atualizados no dia 11 de julho.

Conforme destacou o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, “ao divulgar os dados e o perfil que compõe o eleitorado, o TSE cumpre uma de suas missões fundamentais que é organizar, preparar e realizar as eleições fundamentais para o Estado Democrático de Direito e para a própria democracia”. "Este é mais um serviço que a Justiça Eleitoral presta, como tem feito em 90 anos de existência, e em mais de 25 anos do sistema eletrônico de votação em prol da democracia, em prol de um sistema seguro, transparente e auditável”, ressaltou.

No dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022, eleitoras e eleitores poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos. Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, deputado estadual ou distrital.

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login