Limeira fecha semestre com índice de 19% nas perdas de água
No primeiro semestre deste ano, o índice médio de perdas de água registrado em Limeira foi de 19%. Os dados foram divulgados ontem pela BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto. O número foi abaixo do registrado no mesmo período de 2021, quando o indicador ficou em 19,32%.
Considerando a média do período do ano passado com a média de 2022, foram 143,5 milhões de litros de água que deixaram de ser captados dos mananciais da cidade; o volume é o suficiente para abastecer 1.000 pessoas por dois anos e três meses. “As perdas de água são representadas por todo o volume de água tratada, distribuída pelas redes e, que de alguma maneira, chega a ser desperdiçada, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas”, informou.
O combate às perdas de água é feito principalmente através do controle de vazamentos. “A redução das perdas não é um ato isolado, mas de todos. Por isso, sempre quando houver uma suspeita de vazamento é importante comunicar diretamente a concessionária. A participação e o envolvimento da população são fundamentais para que Limeira reduza ainda mais suas perdas e se mantenha referência em saneamento”, comenta Lima.
A concessionária localizou 211 vazamentos não-visíveis, além de realizar a substituição de 439 ramais e a troca de mais de 10 mil hidrômetros. Além disso, até o final do ano também está prevista a vistoria de 360 quilômetros de redes como uma ação preventiva para identificar possíveis vazamentos não-visíveis.
A BRK também citou a modernização do sistema de distribuição de água. No total, no primeiro semestre de 2022, foram quatro quilômetros de redes substituídos nos bairros Vila Cláudia, Vila Camargo, Bairro Itaipu, Jardim das Paineiras, Jardim Nova Suíça, Porto Real I e Jardim Nova Itália, beneficiando aproximadamente 1.000 mil pessoas.
A previsão é que até o final do ano ocorra a substituição de mais 4 quilômetros, totalizando 8 quilômetros em 2022. Os bairros previstos para receberem as intervenções são: Residencial José Cortez, Vila Queiroz, Nova Suíça, Jardim Novo Horizonte, Jardim das Paineiras, Riviera, Geada, Antônio Simonetti e Vila Camargo.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login