Limeira amplia público alvo da vacinação contra HPV
A vacinação contra HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) foi ampliada para homens imunossuprimidos até 45 anos. No caso de mulheres imunossuprimidas até 45 anos, a imunização já é liberada. Para receber a vacina, é necessário apresentar, além dos documentos pessoais, declaração médica com indicação da patologia (ver critérios no link: bit.ly/imunohpv). A medida segue orientação do Ministério da Saúde.
A imunização está disponível em 11 unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h (verificar serviço abaixo). Segundo o assessor executivo da pasta, Alexandre Ferrari, essa é uma exceção do protocolo do Ministério da Saúde embasada em diversos estudos. “Como regra, podem receber essa vacina meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14, e mulheres imunossuprimidas até 45 anos”, explica.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e principal causador do câncer de colo de útero – quarto tipo de câncer que mais afeta o sexo feminino no mundo e uma das causas mais comuns de morte para mulheres, segundo o Ministério da Saúde. O HPV também pode causar câncer de vulva, vagina, ânus, orofaringe e de pênis, além de verrugas anogenitais e Papilomatose de laringe nos dois sexos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login